Diarinho Titulo Higiene
Meu querido pé
Por Bruna de Grande
Especial para o Diário
22/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Manter a higiene e tomar o máximo de cuidado com os pés é importante pois, além de garantir a saúde, evita problemas como o famoso chulé, aquele cheirinho desagradável que aparece em algumas pessoas que transpiram muito nos pés.

Murillo Plaza Nishimori, 9 anos, de Santo André, fica atento. “Sempre deixo os pés bem limpos e secos. Toda vez que coloco minha chuteira para jogar futebol passo talco antes para não ficar com cheiro ruim”, conta o garoto.

Murillo também gosta de variar os calçados. “Para ir à escola, costumo colocar tênis. Mas, quando vou para outro lugar, prefiro uma sandália de borracha ou chinelo”, destaca o menino.

Izabela Leal Evangelista, 12 anos, de Ribeirão Pires, está sempre atenta para higiene. “Além dos cuidados em casa, sempre faço as unhas do pé, de preferência com uma podóloga (responsável por estudar os pés)”, conta Izabela, que não abre mão de cremes hidratantes, talco e do contato com profissionais para manter a saúde e bem-estar dos pés.

A prevenção de doenças também passa por tomar cuidado ao andar descalço para não pisar em algo que possa machucar, seja em qualquer tipo de chão, como na rua, terra ou gramado. Doenças como olho de peixe (parece um calo e o nome verdadeiro é verruga plantar) e bicho de pé (infecção no pé causada por inseto, cujo nome original é tinea pedis) podem ser contraídas. O ideal é ficar de olho para qualquer complicação ou mau cheiro que possa aparecer. Afinal de contas, são os pés que nos aguentam o dia inteiro e por toda a vida.

Chulé é um dos problemas mais comuns na falta de higiene

Deve-se higienizar os pés todos os dias para que fiquem limpos e secos. Mantendo a limpeza sempre, é possível evitar vários problemas, entre eles o chulé, cujo nome verdadeiro é bromidrose. 

O cheiro ruim acontece pois alguns micro-organismos, como fungos e bactérias, gostam de se alimentar do suor da pele dos pés. Quando estão se alimentando, eles liberam gases que possuem um odor desagradável. Vale lembrar que o chulé não tem idade. Portanto, sem os cuidados necessários, qualquer pessoa pode ficar com os pés cheirando mal.

No entanto, é fácil evitar este e outros problemas. Basta não usar o mesmo sapato todos os dias, procurar mantê-los limpos e higienizados por dentro, não utilizar sapatos fechados (principalmente os feitos de plástico ou borracha por muito tempo), optar por meias de algodão, usar talco antisséptico e sempre lavar e secar bem pés e os dedos.

Calçados adequados são importantes no cotidiano

Os pés aguentam o peso do corpo, que é uma carga pesada. Seja em pé, sentado, andando ou parado, eles continuam trabalhando e precisam de atenção.

Usar o calçado adequado para cada tipo de pé é importante. Mas isso deve ser discutido com um médico ortopedista, pois é quem irá avaliar os pés e recomendar os melhores tipos de tênis, chinelos, sandálias ou chuteiras para eles. A dica é usar o sapato mais confortável, um que respeite o formato do pé e não o aperte.

Não tomar esses cuidados pode causar complicações, como dores crônicas (sem cura) e cansaço nas pernas.

Além de que, isso facilita o aparecimento de varizes (como são chamadas as veias que ficam aumentadas).

Essas lesões podem causar outros problemas, como o aumento do sedentarismo – dificuldade para realizar atividades diárias e praticar esportes –, o que prejudica a saúde e bem-estar das pessoas.

Consultoria de Katia Kauder de Lima,docente do curso técnico em Podologia do Senac Santo André, Yumi Ikeda,especialista em podologia infantil e responsável técnica da clínica Yumi Ikeda Podologia, e Walter Yoshinori Fukushima, ortopedista da Fundação do ABC e diretor clínico do Centro Médico Delta. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;