Setecidades Titulo História
Museu encontra placas furtadas

Itens históricos levados do Castelinho são achados
em trilha; obras serão substituídas por reproduções

Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
20/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


As duas peças de bronze datadas de 1901 e furtadas na sexta-feira do Museu Castelinho, em Paranapiacaba, foram recuperadas na terça-feira. Porém, o espaço corre risco de perder obras de arte pela falta de segurança.

A Prefeitura já retirou do local os dois quadros feitos em óleo sobre tela que retratavam o engenheiro Frederic Mens e a mulher, que moraram no Castelinho. As obras são datadas de 1903 e pintadas por Ernest Papf.

A solicitação foi feita pelos monitores do local e pelo Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André). O principal motivo alegado é a segurança e a integridade das obras.

Segundo Adalberto Dias, integrante do conselho e vice-presidente do Instituto do Patrimônio do ABC, a ideia é a de que reproduções sejam colocadas no lugar das pinturas originais. “Não é a primeira vez que roubam peças do Castelinho. Então, para evitar, notificamos a gestão, até porque já tentaram danificar esses quadros anteriormente.”

Segundo ele, a reprodução das obras de arte é um caminho a ser seguido com todas as peças do Castelinho, devido à falta de segurança. “Os itens mecânicos não vão ser reproduzidos, mas as obras de arte que restam lá é necessário resguardar. Precisamos encontrar um meio de qualificar a vigilância para que a história seja preservada.”

Segundo o presidente da AMA (Associação de Monitores Ambientais e Culturais de Paranapiacaba), Eduardo Pin, o melhor caminho é instalar circuito de câmeras no local. “É um desejo de todos os moradores para que a vila seja preservada. A gente entende que a Prefeitura tem esses recursos, porém, se não houver investimento, não faz sentido que as obras fiquem lá. Afinal, Paranapiacaba é um museu a céu aberto”, explicou.

O professor Marino Cesar Bedin, que também faz parte do Comdephaapasa, lamentou a falta de segurança nos museus. “Temos um acervo muito importante que conta a história da região e corre o risco de não ser mais exposto ao público.”

A equipe do Diário questionou a Prefeitura sobre ações que podem ser feitas para evitar esse tipo de crime contra o patrimônio artístico. A administração respondeu que, em relação à Segurança, a vila conta com efetivos da GCM (Guarda Civil Municipal) e da PM (Polícia Militar).

Para Dias, se não houver reformulação no sistema de Segurança, a vila tende a se descaracterizar. “Essas pessoas não são ladrões de arte, elas pegam um objeto que consideram valioso para trocar por dinheiro ou drogas. 90% do acervo que era exposto no Castelinho e no Museu Funicular já se perdeu por causa disso. E assim vai indo embora o nosso patrimônio histórico.”

CRIME

As placas de bronze foram recuperadas na terça-feira, após força-tarefa realizada pelos integrantes de associações locais. Elas homenageiam os ex-ministros da Aviação e Transporte, Antônio Olintho e Alfredo Maio, respectivamente. “Elas estavam em uma trilha na Estrada da Bela Vista e foram encontradas jogadas, talvez pelo seu peso, que varia de 50 quilos a 60 quilos cada. Elas não tiveram sua estrutura danificada, felizmente”, contou Pin.

A Prefeitura informou que houve a detenção de um suspeito do crime no dia seguinte ao furto. A apreensão foi feita pela GCM e, a confissão, no 4º DP (Jardim) da cidade. As peças já estão em posse da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense e aguardam o encaminhamento do inquérito da Polícia Civil. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;