Economia Titulo
Santander: pela 1ª vez desde 2010, Brasil não lidera geração de lucro
Por
03/02/2015 | 06:17
Compartilhar notícia


O reinado da supremacia do lucro brasileiro parece ter acabado no Santander. Após anos de liderança na geração de resultado entre as subsidiárias do banco, a filial brasileira viu sua parcela cair ao longo dos últimos anos. Em 2014, o Brasil gerou 19% do resultado do grupo espanhol e empatou em termos porcentuais com o Reino Unido. Em valores, porém, o lucro do Santander UK superou o Santander Brasil por 18 milhões de euros. É a primeira vez desde 2010 que a filial brasileira não foi a mais lucrativa para os espanhóis.

Desde 2010, o Brasil foi a menina dos olhos do grupo Santander. Após a investida bilionária na privatização do Banespa e grandes aquisições posteriores como o ABN Amro Real, os espanhóis colheram os frutos durante o auge da crise financeira e a filial brasileira passou a ser uma verdadeira máquina de lucros. Desde o início da década, o País manteve o título de subsidiária que gerava o maior lucro para Madri.

Em 2011, um ano após o Brasil ter crescido 7,5%, o Santander Brasil gerou 28% do lucro do banco espanhol. Naquele ano, o resultado brasileiro equivalia a todas as demais filiais latino-americanas somadas ao Santander Alemanha. No mesmo período, o Santander Reino Unido gerou 12% do lucro global - pouco mais que o México que teve 10%.

Com o passar dos trimestres, a economia brasileira começou a dar sinais de cansaço e a fatia do Brasil no lucro passou a diminuir lentamente. Em 2012, a parcela passou para 26% e recuou mais uma vez para 23% em 2013. Em trajetória contrária, a filial britânica, que era comandada por Ana Patricia Botín - atual presidente do Santander, passou a mostrar força: 13% do lucro global em 2012 e 17% no ano seguinte.

A tendência continuou no ano passado. Em 2014, o lucro obtido no Reino Unido saltou 37,1% na comparação com o ano anterior, para 1,576 bilhão de euros. No Brasil, o contrário: resultado caiu 1,3%, para 1,558 bilhão. O momento diferente das duas filiais fez com o lucro obtido em Londres ficasse 18 milhões de euros superior ao registrado em São Paulo. Em termos proporcionais, porém, os dois ainda estão empatados com 19% do lucro cada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;