Política Titulo Balão de ensaio
Por valorização, partidos lançam candidatos a presidente da Câmara em Santo André

Pros anuncia projeto próprio na Casa, assim como PTB e Solidariedade

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
07/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A corrida pela presidência da Câmara de Santo André, cuja eleição ocorre em dezembro, promoveu acirrada disputa de valorização entre os partidos na Casa, que pelo terceiro dia seguido viu lançamento de candidatura própria. Ontem, o Pros, dos vereadores Marcos Pinchiari e Elian Santana, tornou-se a terceira bancada a anunciar nome para o pleito. Antes, o PTB e o Solidariedade já haviam confirmado suas posições próprias.

O cenário de possibilidades ainda conta com o PT, que pode ter o seu candidato, e com o DEM, cujo vereador Evilásio Santana, o Bahia, já manifestou requerer vaga.

Pelos corredores da Câmara, ventila-se que as posições firmadas não passam de iminente balão de ensaio e que a construção de nome deve sair do G-12, bloco de vereadores independentes formados em 2013 e responsável pela vitória do atual presidente da Casa, Donizeti Pereira (PV). À época, o verde derrotou o candidato escolhido pelo prefeito Carlos Grana (PT), José Montoro Filho, o Montorinho (PT).

Desta vez, os parlamentares não arriscam apontar favorito para a escolha e reforçam que a intervenção de Grana no processo terá considerável peso pela formatação do nome.
“Colocamos o nosso nome para o pleito porque acreditamos reunir a melhor articulação entre oposição, situação e também com o Executivo”, explicou Pinchiari, ao tentar justificar a empreitada.

O parlamentar garante ter iniciado forte articulação com outras bancadas, acreditando chegar com força até a realização do pleito. “Conseguimos construir bom trânsito pela Casa e é isso que temos recebido com os vereadores que conversamos”, detalhou, sem explicar quem será o representante da sigla.

Segundo Montorinho, o cenário da eleição é totalmente diferente do pleito de 2013. “Naquela época, a articulação ainda era outra e o Executivo não tinha iniciado seu mandato. Hoje, muitos estão mais próximos e visam garantir consenso entre os poderes”, argumentou.

O petista reforçou que o partido pode pleitear novamente candidatura. “Nossa bancada não pode ser descartada. Temos representatividade e ainda vamos conversar sobre isso. No entanto, eu vejo que ainda é tudo muito prematuro e com muitos ensaios.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;