Política Titulo Santo André
Bancada petista define se tentará presidir Câmara em Santo André
Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
05/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Líder da bancada petista em Santo André, o vereador Eduardo Leite afirmou que a legenda deve definir nesta semana se terá candidatura própria à presidência da Câmara, hoje chefiada por Donizeti Pereira (PV), em eleição que ocorrerá em dezembro.

A possibilidade é considerada remota entres parlamentares, que acreditam em adesão da sigla ao nome apresentado pelo bloco dos aliados. “Minha opinião é a de que não necessariamente o PT tenha de ter candidato. Pode ter ou não. Eu não excluo nem descarto. Devemos conversar sobre isso para justamente definir qual será o nosso posicionamento”, explicou o líder petista.

Mesmo com a sinalização de José Montoro Filho, o Montorinho (PT), em novamente tentar o comando do Legislativo – vereador foi derrotado na eleição do biênio 2013-2014 –, a legenda deve pender para o bloco dos aliados, a fim de minar resgate do G-12, ala formada por 12 vereadores declarados independentes e que foram responsáveis pela vitória de Donizeti no pleito de janeiro de 2013.

Despistando se teme essa possibilidade, Eduardo salientou que os vereadores precisam priorizar mais o debate em torno da composição da mesa diretora. “Temos de pensar em constituir mesa que esteja acima da disputa, que se preocupe com a cidade e que tenha habilidade de respeitar os dois blocos, oposição e situação. Se formos compor mesa com vereadores da base de sustentação e que não tenham predisposição em ter bom diálogo com oposicionistas é muito ruim. Assim como o inverso.”

Enquanto PT define seu posicionamento na eleição interna, siglas ligadas ao G-12 se articulam para novamente emplacar nome no pleito de dezembro.

Na bancada do Solidariedade, composta por três vereadores, o posicionamento também deve ser definido nos próximos dias. Segundo o vereador Ailton Lima, a tendência é lançar candidatura própria.

“Até o momento não conversamos com nenhum partido. Eu acredito que o bloco dos aliados deva conseguir eleger o nome, porque é maioria no Legislativo. No entanto, cabe ao meu partido tentar uma candidatura, mesmo que não tenhamos adesão”, explicou.

O mesmo direcionamento foi passado pela bancada do PTB, também composta por três parlamentares. “Amanhã (hoje) teremos reunião no diretório para tratar sobre esse assunto. Provavelmente devemos escolher entre o (Luiz) Zacarias ou (Edson) Sardano”, destacou Roberto Rautenberg.

Toda essa articulação na Casa, no entanto, é vista como especulativa pelo atual presidente Donizeti Pereira. “Existem hoje muitos balões de ensaio. Não dá para saber como ocorrerá esse processo”, considerou.

Bahia compara Marta Sobral ao secretariado de Aidan Ravin

Na sessão de ontem na Câmara de Santo André, o vereador Evilásio Santana, o Bahia (DEM), fez duras críticas à secretária de Esportes e Lazer, Marta Sobral, considerando que sua gestão à frente da Pasta é “retrocesso” ao município e comparando ao secretariado do governo do ex-prefeito Aidan Ravin (PSB).

“No domingo, estive na final da Liga Amadora de Futebol da cidade e não tinha ambulância e viatura, que é um absurdo. O presidente da Liga me informou que tinha pedido por ambulância”, bradou.

Segundo Bahia, a principal deficiência de Marta é a “ingerência”. “Tenho informações que outras pessoas é quem mandam na Pasta e não ela.”

O democrata ainda fez apelo ao prefeito Carlos Grana (PT). “É fundamental que o Executivo escute os vereadores, que estão em contato mais direto com a população e trazem demandas. O prefeito que não quer ouvir os vereadores acaba perdendo, como o Aidan.”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;