Nacional Titulo
Viação parcialmente parada na zona leste de SP
03/02/2011 | 06:43
Compartilhar notícia


Descumprindo ordem do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que determinou multa de R$ 100 mil por dia ao Sindicato dos Motoristas e Cobradores em caso da continuidade da greve, iniciada na última segunda-feira, a empresa de ônibus Himalaia, que atende linhas que fazem a ligação entre a zona leste e a região central da capital, amanheceu parcialmente parada.

A garagem I, localizada no Tatuapé, de onde saem os trólebus, liberou os veículos normalmente a partir das 2h45, mas a garagem II, a principal, no Sapopemba, continua parada. Por volta das 3 horas, a São Paulo Transportes(SPTrans) acionou a operação Paese, remanejando 99 veículos de outras empresas para cobrir as 11 principais linhas, do total de 26, operadas pelos 304 ônibus do pátio que amanheceu fechado nesta manhã.

Os funcionários da viação Himalaia haviam anunciado ontem que voltariam a trabalhar normalmente. O anúncio foi feito após o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinar que o sindicato seria multado se as linhas não funcionassem a partir de hoje em 90% da sua capacidade normal nos horários de pico, e em 60% nos demais horários.

A greve das duas garagens, entre segunda e quarta-feira chegou a paralisar mais de 500 veículos, entre ônibus e trólebus, afetando 180 mil pessoas, segundo a Prefeitura. A Himalaia atua entre São Mateus, Cidade Tiradentes e Vila Carrão, na zona leste, e a região central.

De acordo com o sindicato que representa os trabalhadores, os funcionários não querem que as linhas sejam transferidas para a empresa Novo Horizonte, que incorporaria todos os trabalhadores. A empresa propôs manter os contratos de trabalho dos funcionários e informou que os insatisfeitos poderiam pedir demissão e receber os direitos trabalhistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;