Cultura & Lazer Titulo Exposição
Retrospectiva 2009 em 80 cenas
Por Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
23/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Plasticidade aliada à informação faz o jornalismo fotográfico romper a barreira do noticiário e aterrissar no terreno da arte. Um conjunto de 80 imagens com esses elementos foi selecionado para a 5ª Mostra Anual de Fotojornalismo, que abre hoje, às 19h, no Espaço Cultural Conjunto Nacional, em São Paulo.

A exposição faz uma retrospectiva de 2009 por meio de cenas clicadas por 67 repórteres fotográficos do Estado. Quatro deles são do Diário: Orlando Filho, André Henriques, Claudinei Plaza e Nário Barbosa. A organização é da Arfoc-SP (Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo).

A mostra traz temas do cotidiano, política, cultura e esporte, entre outros. A seleção foi feita dentro de um universo de 320 imagens inscritas por 116 fotojornalistas.

A explosão de uma loja de fogos de artifício em Santo André rendeu a chocante imagem de um quarteirão arrasado. Cinco fotógrafos do Diário foram ao local. "Quando cheguei, estava tudo isolado. Dei a volta e, com a autorização dos operários, subi em um sobrado em construção. Dali consegui a imagem", conta Orlando Filho.

Outro acidente proporcionou cena impressionante registrada por Claudinei Plaza. Ao saber, pela TV, do incêndio na empresa Di-All, em Diadema, o repórter fotográfico, antes de seu expediente, correu para o jornal e pediu autorização para cobrir o caso. "Esta imagem (reproduzida nesta página) é a primeira visão que eu tive do incêndio. Foi uma das primeiras fotos que fiz", diz Plaza.

Já Nário Barbosa acompanhou as filmagens do filme Lula - O Filho do Brasil, no Estádio 1º de Maio, na Vila Euclides, em São Bernardo. "Levei uma foto antiga desta cena e tentei reproduzir a mesma imagem. Apesar das limitações, por conta das gravações, acredito que cheguei bem perto", afirma o fotógrafo.

André Henriques compôs imagem marcante, com privilégio à informação. Fotografou uma jovem exibindo camiseta em que ela mesma escreveu "Hoje foi meu pai... amanhã pode ser você!", em manifestação que reivindicava instalação de radares em via perigosa, após adolescente atropelar e matar seu próprio tio-avô.

As 80 imagens concorrem a uma viagem para a Bahia e um vale-compra de R$ 2.000. Internautas poderão votar pelo portal Uol.

5ª Mostra Anual de Fotojornalismo - Exposição. No Espaço Cultural Conjunto Nacional - Avenida Paulista, 2.073, São Paulo. Abertura hoje, às 19h. Visitação, a partir de amanhã, de segunda a sexta, das 7h às 21h; e sábados e domingos, das 10h às 21h. Grátis. Até dia 15.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;