Cultura & Lazer Titulo Exposição
Olhar sob a lona

Fotógrafo do Diário integra especial sobre circo realizado no Sesc São Caetano; Dia do Circo é celebrado na quarta-feira

Por Angela Correa
Do Diário do Grande ABC
24/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A aparente imutável rotina do picadeiro, escondida sob metros e metros de lonas coloridas, ganha outros significados e é eternizada em flagrantes de extrema beleza pelas lentes de Nario Barbosa.

Repórter fotográfico do Diário, Nario transformou uma rotineira visita ao Circo Escola de Diadema em um testemunho prodigioso sobre a arte circense e seus não menos encantadores bastidores, repletos de simbologias. Os registros foram clicados paralelamente à produção de uma reportagem para o caderno Setecidades, no ano passado.

Parte do resultado desses cliques estará em exposição a partir de amanhã no Sesc São Caetano (Rua Piauí, 554. Tel.: 4223-8800).

A unidade preparou programação especial para celebrar o Dia do Circo, comemorado na quarta-feira (27). A agenda tem atividades gratuitas e outras podem ser conferidas mediante compra de ingressos.

Vida de Circo, como foram batizados o programa e a exposição do fotógrafo do Diário, é um convite ao reencontro das melhores memórias relacionadas à arte circense: da graça do palhaço ao encanto que os movimentos firmes e elegantes dos trapezistas conseguiram imprimir na memória do ‘respeitável público'.

Para Nario, essas lembranças têm contorno de encantamento e diversão. Mesmo quando o dinheiro estava curto demais para comprar um ingresso, procurava dar um ‘jeitinho' para acompanhar as performances de trupes circenses que visitaram Santo André, onde passou a infância. "Cheguei a vender pirulito dentro do circo só para poder ver os palhaços quando era pequeno. Essa memória de alegria me acompanha e acho que é assim para a maioria das pessoas", diz o fotógrafo.

Para a mostra, foram selecionadas 15 imagens, que mostram, em detalhes plásticos, a rotina do ‘maior espetáculo da Terra'. As fotografias fogem ao estilo jornalístico para mostrar o olhar atento ou emocionado da plateia e o preparo meticuloso dos artistas antes da apresentação, incluindo a confecção da maquiagem que revela o homem por trás do palhaço, o belo olhar da bailarina antes de entrar em ‘cena' e uma garotinha pulando sobre uma cama elástica.

SANTO ANDRÉ

O olhar privilegiado de Nario Barbosa se estende a outra exposição no próximo mês. Como parte das comemorações de 460 anos de Santo André, ele apresenta, a partir do dia 7, a mostra Por Aí - Santo André, com 50 registros de suas andanças pela cidade, nas quais nenhum detalhe aparentemente insignificante passa despercebido. O especial será realizado no Espaço Permanente de Fotografia da Biblioteca Nair Lacerda, no Paço Municipal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;