Economia Titulo
Maioria dos cipriotas quer que Parlamento rejeite acordo
18/03/2013 | 02:45
Compartilhar notícia


A maioria do povo cipriota quer que o Parlamento do país rejeite o acordo do Eurogrupo, que impõe uma taxa sobre os depósitos, de acordo com a primeira pesquisa de opinião feita depois do acordo de sábado. Segundo a enquete, grande parte da população do Chipre também acredita que o presidente recém-eleito e líder do partido conservador, Nikos Anastasiades, falhou em suas negociações com a União Europeia e com o Fundo Monetário Internacional.

A pesquisa foi realizada pela Insight Market Research, da Universidade de Nicósia, e mostrou que 71% dentre as 600 pessoas entrevistadas disseram que o Parlamento deve votar contra o plano de resgate. Os outros 29% disseram que o plano deve ser aprovado.

Perguntados se Anastasiades negociou o melhor acordo possível, 73% disseram que ele não o fez e 27% alegaram que ele foi bem sucedido.

Além disso, 72% disseram que, caso do Parlamento não tenha outra escolha a não ser aprovar o acordo, os depósitos de menos de 100.000 euros deverão permanecer intactos. A maioria das pessoas (62%) declarou que, apesar dos recentes acontecimentos, o Chipre deve permanecer dentro do euro, enquanto 28% disseram que deveria o país sair da zona euro e regressar à lira cipriota.

A votação do Parlamento cipriota está programada para esta segunda-feira. Até o momento, os votos parecem iguais, com 28 para o "sim" e 28 para o "não". O plano de resgate precisa de uma maioria de 29, dos 58 votos, para ser aprovado. As informações são da Market News International.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;