Economia Titulo
Obama adota cautela em negociações com republicanos
14/03/2013 | 00:57
Compartilhar notícia


O presidente dos EUA, Barack Obama, que busca reiniciar as negociações com o Congresso sobre um amplo pacote de redução do déficit orçamentário, está diante de um dilema: mergulhar fundo nas conversações ou ir mais devagar, preocupado com a possibilidade de seu envolvimento impedir um acordo entre democratas e republicanos.

Obama viajou para o Capitólio para enfrentar os republicanos da Câmara dos Representantes nesta quarta-feira, o segundo de uma série de três dias de reuniões para estimular as negociações sobre uma "grande barganha", em que os parlamentares poderiam considerar o aumento das receitas fiscais, o corte de gastos e ajustar programas de benefícios em um esforço para reduzir déficits.

Mas Obama não está certo de que as diferenças políticas entre democratas e republicanos possam ser superadas, ou que sua participação irá ajudar a forjar um acordo. Ele teme que os republicanos possam se afastar de um acordo simplesmente para evitar serem vistos como parceiros de um presidente que é impopular em muitos Estados e distritos de tendência republicana.

Dada a desconexão, a Casa Branca sugere que o presidente possa voltar atrás, uma vez que uma massa crítica de senadores republicanos já foi convencida a se envolver nas negociações.

Em entrevista na terça-feira à ABC News, Obama falou sobre as sensibilidades dos congressistas republicanos que querem evitar um comprometimento com a Casa Branca. "Eu acho que o que eu sou é muito difícil para um republicano ser também", disse o presidente. "Acho que eles sempre têm de ser um pouco mais - você sabe -, manter alguma distância." As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;