Política Titulo Reeleição
Alckmin se apresenta a
novos prefeitos paulistas

De olho na reeleição, governador tucano faz encontro
para sintonizar o Estado e os municípios de São Paulo

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
14/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), promove hoje encontro com prefeitos paulistas para apresentar os mecanismos de sua administração aos recém-eleitos e estreitar o relacionamento com os municípios no Memorial da América Latina, na Capital, a partir das 9h30. Em matéria de despender recursos concretos, o tucano reservou anúncio de investimentos em determinadas cidades na ordem de R$ 1,5 bilhão.

O encontro tem objetivo de fortalecer os laços políticos com municípios aliados e buscar novos parceiros com vistas às eleições de 2014. Alckmin já é o escolhido dos tucanos para disputar a reeleição e defender a hegemonia de 20 anos da sigla no controle do Estado mais rico da federação.

Todo o secretariado de Alckmin ficará à disposição dos prefeitos até às 18h30, quando ocorre o encerramento do evento. O primeiro escalão tuCW-16cano terá a missão de explicar programas, projetos e maneiras para a cidade poder atuar em conjunto com a Pasta. Cada secretário terá 20 minutos para palestrar sobre a atuação de sua Pasta em módulos temáticos. As primeiras-damas terão atividade com a mulher do governador, Lu Alckmin, ligada ao Fundo Social de Solidariedade.

Ex-prefeito de São Caetano e escalado para defender o legado de Alckmin na região, o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior (PTB), definiu o evento como uma questão institucional para respaldar as gestões municipais. "É o governo do Estado se apresentando para os municípios. O governador também deve ter algum anúncio surpresa", externou.

Segundo o Palácio dos Bandeirantes, 400 dos 645 municípios do Estado confirmaram presença. Entre as sete cidades do Grande ABC, apenas o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), que está em Brasília cumprindo agenda pública, não comparece.

A presença dos chefes de Executivo da região é estratégica para o governador por se tratar de reduto tradicional do PT. O tucano mudou a postura e tem se aproximado, inclusive, de nomes como o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), que é um dos cotados a adversário no pleito e também é quadro forte dos petistas na interlocução com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ex-deputados, os petistas Carlos Grana (Santo André) e Donisete Braga (Mauá) também gozam de bom trânsito junto ao governo do Estado.

O tucano, entretanto, só tem respaldo garantido em sua empreitada para renovar o mandato de Lauro e do prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão.

A reunião ocorre a pouco mais de um mês do encontro nacional de prefeitos organizado pela presidente Dilma Rousseff (PT), em Brasília. No evento federal, a Esplanada dos Ministérios foi aberta para que as cidades conhecessem programas compatíveis com suas realidades e apresentassem projetos para angariar recursos. Na ocasião, foi anunciada a liberação de R$ 33 bilhões pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 2.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;