Economia Titulo IR
Receita abre hoje plantão
para tirar dúvidas sobre IR

Vinte plantonistas farão revezamento em turnos para prestar
atendimento aos contribuintes, oferecido das 7h30 às 18h30

Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
11/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


De hoje a 30 de abril, último dia da entrega da declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), contribuintes que tiverem dúvidas a respeito das informações a serem enviadas ao Fisco podem saná-las no plantão tira-dúvidas que a Receita Federal disponibiliza em São Paulo.

Vinte plantonistas farão revezamento em turnos para prestar o atendimento, oferecido das 7h30 às 18h30. As senhas serão distribuídas no local até às 18h. Enquanto aguarda, o contribuinte pode assistir a um vídeo sobre as novidades do IRPF 2013, com orientações sobre o preenchimento da declaração.

Durante o período estão programadas também palestras abertas ao público. A primeira será realizada na sexta-feira, das 14h às 15h30, e vai esclarecer dúvidas sobre as regras gerais. O plantão está na Delegacia Especial de Administração Tributária em São Paulo, localizada na Rua Luís Coelho, 197, andar L, próximo ao Metrô Consolação.

No ano passado, mais de 5.000 contribuintes se utilizaram do serviço. O Fisco contabilizou, até a manhã de sexta feira, o envio de 1,23 milhão de declarações. A expectativa é receber volume recorde de informações, totalizando 26 milhões.

 

DOAÇÕES

Desde o ano passado já se podia realizar doações aos fundos de ajuda à criança e ao adolescente inscritos na Receita até o dia 30 de abril, com dedução de até 3% do total do IR devido na declaração do mesmo ano. Em 2013, porém, foi criada ficha própria para doações à União, Estado ou município, cujas localidades podem ser escolhidas no momento da declaração, e é emitido um Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) para o pagamento da contribuição.

s fundos válidos para o abatimento são aqueles repassados pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República à Secretaria da Receita Federal do Brasil. Excepcionalmente para este ano, a Receita receberá, até o dia 31, a relação atualizada dos fundos para geração de nova versão do Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2013. Nos próximos anos, essa lista será liberada até o dia 31 de outubro. A propósito, quem realizar doações até o dia 31 de dezembro, pode abater até 6% e a outras entidades, como de incentivo à cultura.

Desde o ano passado, quem doar ao Pronas/PCD (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência) e ao Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica) pode elevar em um ponto percentual a dedução, totalizando 7%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;