Política Titulo Projeto
Regina deseja descentralizar a Saúde

Secretária de Rio Grande da Serra busca melhoria no atendimento básico nos bairros

Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
10/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A secretária de Saúde em Rio Grande da Serra, Regina Maura Zetone (PTB), pretende descentralizar o atendimento da rede municipal. A médica afirmou que deseja investir na melhoria das 11 unidades básicas espalhadas pela cidade para desafogar o atendimento na UBS Central.

Atualmente, o equipamento municipal atende 350 pessoas por dia - as consultas são de emergência e rotina. Ao firmar convênios com a União, a secretária quer melhorar as condições e o corpo médico que irá atender nos bairros. "Precisamos prestar esse atendimento básico porque grande parte do trabalho na UBS Central é rotina. Se conseguir resolver o básico nas unidades, o atendimento fica melhor."

Regina disse que o PSF (Programa Saúde da Família) voltará a ser implantado no município. "O sistema está embrionário na questão básica. O PSF está desmembrado e precisamos começar do zero. Por isso vou abrir concurso para contratar 30 agentes comunitários", declarou. Os cargos foram contemplados na reforma administrativa aprovada pela Câmara no mês passado.

O trabalho no básico também funciona como preparação para a instalação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 horas), que deve ser entregue até dezembro.

A secretária destacou que o equipamento ficará num local estratégico, o que vai facilitar o trabalho de emergência. "Vamos ter melhores instalações e também ela será mais bem localizada (na Rua dos Autonomistas à beira da Rodovia Índio Tibiriçá). Iremos transferir todo o nosso recurso humano para a unidade", considerou.

O atendimento de emergência, principalmente no caso de acidentes, será um dos pilares da unidade. A implantação da UPA também beneficiará financeiramente a cidade.

A UBS Central custa R$ 400 mil mensais para o Executivo. Com os repasses da União, o Executivo não precisará investir todo o montante hoje aplicado no local.

Com a economia no setor, a UBS Central deve ganhar outro destino, que ainda será definido. A Pasta de Saúde trabalha com duas hipóteses: transformar o local numa maternidade ou numa unidade do Caps de nível três (Centro de Atenção Psicossocial). "Com isso conseguiremos ter internação para dependentes químicos."

 

Saúde bucal

A secretária revelou a implantação de duas equipes de saúde bucal e convênio com laboratório para confecção de próteses dentárias. O atendimento odontológico é realizado por meio de parcerias com consultórios da cidade.

Regina pretende buscar recursos do Ministério da Saúde para conseguir a implantação do serviço na cidade.

 

Titular da Pasta implanta projeto que instalou em São Caetano

Regina Maura afirmou que pretende instalar o Circular da Saúde até abril. O projeto foi implantado em São Caetano durante a administração dela no comando do setor de Saúde da cidade, em 2007.

Em Rio Grande serão dois micro-ônibus que vão realizar o transporte intermunicipal para pacientes com horário marcado. "Diversas pessoas precisam ser atendidas em outras cidades do Grande ABC e, por isso, os carros serão importantes", avaliou.

A secretária ressaltou que a rede de Saúde em Rio Grande é complicada justamente por estar longe dos outros municípios. "O desafio é a estruturação do sistema, porque a distância dificulta muita coisa. Alocar um profissional técnico é mais complicado."

O circular também levará pacientes para participar de mutirões no Hospital São Cristóvão, no bairro da Mooca, na Capital. "Os serviços serão de tomografia, eletroneuromiografia e exames preventivos", afirmou. O serviço é filantrópico. Os dias serão agendados de acordo com disponibilidade do São Cristóvão.

A instalação de uma UBS móvel promovida pela entidade também está sendo negociada pela secretária.

 

Mastologia

O Hospital São Cristóvão irá prestar serviços para as mulheres de Rio Grande. Serão realizados de exames preventivos contra o câncer de mama até tratamentos de quimio e radioterapia. "Queremos prestar esse atendimento da Saúde da Mulher. Essa área precisa ter bastante atenção", avaliou a titular.

Regina pretende chamar atenção para a área até mesmo por conta da sua residência na medicina - ela é médica ginecologista.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;