Nacional Titulo Zona Leste
Presa quadrilha que 'esquentava' caminhões
Por
09/12/2011 | 04:57
Compartilhar notícia


Agentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) descobriram um esquema fraudulento de regularização de caminhões roubados e prenderam, na zona leste da capital paulista, ontem, três integrantes da quadrilha, que começou a ser monitorada há cerca de seis meses. Segundo o delegado Marcelo Bianchi, titular da 3ª Divecar, durante as apurações, foram confirmadas fraudes em 400 caminhões. Os agentes descobriram uma empresa especializada na produção de kits contendo plaquetas de identificação dos veículos.

 

O material era utilizado no esquema de adulteração de caminhões roubados que incluía o trabalho de um despachante para regularização junto à Prodesp. Os kits e as remarcações de chassis eram confeccionados em um galpão, no bairro da Vila Matilde, pelo peruano Celso Roldan Lopez, de 53 anos. Ele foi preso em um estacionamento no Bairro Aricanduva juntamente com o comerciante Ridinei Santana de Brito, de 46 anos, acusado de intermediar as negociações entre Lopez e receptadores. O peruano confessou que produzia o material para duas revendas de veículos e peças de caminhões localizadas no município de Guarulhos.

 

Nas lojas, foram achados oito motores e quatro câmbios sem documentos e com sinais de adulteração, mas os proprietários não foram encontrados. Já o vendedor Pedro Francisco dos Santos Filho, de 49 anos, responsável pelos procedimentos junto aos órgãos públicos, foi detido em casa, na Penha. Com grande conhecimento dos trâmites de registros,inclusive de montadoras, ele criava novas informações, usando números reservadas a veículos que ainda seriam fabricados. Com isso, caminhões roubados voltavam a circular como se fossem novos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;