D+ Titulo
Para não passar frio
Por Luciana Bugni
Do Diário do Grande ABC
16/03/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


O tempo não está nem perto de frio, mas você é daquelas que acha que uma mulher preparada vale por duas? Aposte no casaqueto de meia estação, para que nenhuma queda de temperatura possa lhe pegar desprevenida. Mais curta, na altura da cintura, a peça também é conhecida como spencer, por conta do lorde inglês Spencer (1758-1834), primeiro a usar o traje. “Foi adotado pelas mulheres no final do século 18 sob a forma de um pequeno casaco com mangas longas usado sobre vestidos de linha”, afirma Marcos Sabino no Dicionário da Moda.

A consultora de moda Roberta Bourguignon diz que as peças estão encurtando. “Há casaquinhos tão pequenos que lembram roupas de crianças”, diz. A dica da profissional é prestar atenção na proporção do corpo antes de comprar. Quem tem os quadris mais largos que os ombros pode apostar em peças encorpadas, que tenham textura, e ajudem a disfarçar. Se a mulher é do tipo triângulo invertido, com ombros bem mais largos que o quadril, é melhor usar peça leve e escura ou em um tom neutro. “Verifique se ficou bom. Como tudo na moda, é preciso testar”, diz.

A velha regra do equilíbrio também vale. O casaqueto pode ser discreto e a roupa que estiver usando embaixo fica em evidência. Se for estampado ou texturizado, acaba chamando mais atenção.

Mangas - O recurso da manga mais curta, na altura dos cotovelos, funciona bem. “Para a meia estação é uma peça interessante e pode ser usada com sobreposição de mangas por quem tem braços muito finos e longos. Se esquentar, use só o casaqueto; se esfriar, coloque uma manga longa embaixo”, diz Roberta.

O casaco mais curto também dá uma força para quem tem pernas curtas, pois alonga o visual. Para isso basta usar peças de uma só cor ou em tons parecidos por baixo. Casacos que cobrem o quadril acabam encurtando a silhueta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;