Setecidades Titulo
Impasse burocrático impede transplante de córnea na região
Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
09/03/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


Após quatro anos sem realizar transplantes de córnea na região, o Hospital Estadual Mário Covas pode voltar a comandar o procedimento ainda este ano.

O centro cirúrgico do hospital já está estruturado de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. O impasse agora é apenas burocrático.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, entre todos os documentos necessários para o cadastramento junto ao ministério, falta apenas uma vistoria técnica a ser realizada pela Vigilância Sanitária de Santo André que, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, não foi solicitada.

O impasse burocrático é empurrado pelas três esferas de governo. Enquanto a liberação definitiva não é obtida, 118 pacientes aguardam na fila pela chance de receber uma córnea.

Quando estava apto a fazer transplantes, o Mário Covas realizava cerca de quatro cirurgias por semana, segundo o professor-titular de oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC, José Ricardo Lima Rehder.

“Estamos buscando o caminho para assistir a população o mais rápido possível. A partir de 2003, o Ministério da Saúde modificou a jurisprudência e todo mundo teve de se cadastrar novamente. Já legalizamos as portarias necessárias junto ao órgão e estamos providenciando o restante da documentação. Provavelmente nos próximos meses estaremos funcionando”, diz o professor.

A área reservada ao trabalho foi reformada e está pronta desde o ano passado, com equipe capacitada por meio do convênio entre Estado e Faculdade de Medicina do ABC, e banco de olhos estruturado no próprio hospital.

“Foi uma perda parar de fazer os procedimentos, mas há regiões do País que nem contam com transplante ainda. Temos de pensar daqui para frente, não adianta chorar ou arrumar culpados. Falta pouco agora”, completa Rehder.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;