D+ Titulo
Eduque seus animais
Por Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
03/02/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


Marcar o território é um hábito muito comum entre os animais, como cães e gatos. O problema é quando o ato é feito por meio da urina, inclusive dentro de casa. Para evitar conviver com este incômodo e com o forte odor, o ideal é ensiná-los, ainda filhotes, a ter bons modos.

A veterinária Daniela Zambotto, de São Bernardo, diz que o problema ocorre tanto com machos quanto com fêmeas. “Mas, pela questão hormonal, os cachorros são mais difíceis de educar neste sentido.”

Desde pequenos, os cães têm de ser estimulados pelos proprietários a ter um local fixo para urinar. Daniela recomenda o uso de um jornal e produtos específicos.

“Deve-se escolher um espaço longe da comida e da cama do cachorro. Caso faça xixi no lugar errado, tem de dar bronca e mostrar o certo”, explica a especialista.

O problema ocorre, segundo o veterinário Reinaldo Perez, de São Caetano, por conta do instinto do macho em dominar território. “Por isso, a castração é uma alternativa excelente porque cessa a questão da libido sexual. O animal, então, deixa de urinar em todos os cantos para se mostrar.”

Ambos afirmam que, no caso dos gatos, educar fica mais fácil. “Existem areias específicas para isso e, no geral, são animais mais limpos”, justifica Daniela.

Na rua - Quem mora em apartamento tem mais problemas em ensinar os bichos de estimação. A falta de quintal e o pequeno espaço intensificam as chances de encontrar urina e fezes em local inadequado.

Para os proprietários, Daniela recomenda tornar rotina o passeio diário para o cachorro fazer as necessidades. “Mas é bom sempre levar um saco plástico para limpar as fezes.”

Perez alerta apenas que a urina do cão é transmissora da leptospirose, doença proveniente dos ratos. “Tem de haver este tipo de preocupação já que se trata de uma patologia que pode afetar o humano.”

Dicas
Os cães costumam procurar um lugar que absorva a urina. Tente fazer com que o local que você escolher para isso tenha essa característica.

Quando deixá-lo sozinho em casa, nunca escolha um cômodo que tenha tapetes e carpetes. Ele pode esquecer dos ensinamentos e fazer as necessidades no local errado.

Sempre que o seu cachorro urinar no lugar correto, ele deve ser agradado com carinho ou com um alimento ou brinquedo que goste.

Caso o cão faça xixi em uma superfície errada, não adianta esfregar seu focinho na urina. Ele nunca vai entender que você está brigando por causa da desobediência.

A bronca só deve ser dada se o cão for pego no flagra e já tiver sido recompensado várias vezes por ter feito no local correto.

Para acostumar os cães a urinar em um determinado espaço existem no mercado produtos que imitam um poste, além de fraldas, que podem ser usadas também nas fêmeas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;