Setecidades Titulo
Mais vigilância nos mercados
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
21/01/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Supermercados de Santo André poderão ter um responsável técnico em suas unidades para garantir a qualidade e segurança dos produtos que comercializam. A iniciativa, inédita no País, foi colocada em consulta pública pela Prefeitura, na última sexta-feira.

Entre as principais tarefas do responsável técnico estaria assegurar as boas condições dos alimentos fabricados ou manipulados no estabelecimento e garantir que as comidas sejam acondicionadas na temperatura ideal. Pela legislação, alimentos frios devem ser resfriados entre 12ºC e 18ºC e os quentes, acima de 65ºC.

O técnico deverá observar também a correta etiquetagem de embalagens produzidas pelos mercados e se responsabilizar pelo atendimento às queixas do consumidor.

De acordo com a encarregada técnica da área de alimentos da Secretaria de Saúde de Santo André, Eliana Satie Shibata, de 91 vistorias em comércios do setor alimentício feitas no ano passado, 18 apresentaram irregularidades. Contudo, reclamações recorrentes são verificadas desde 2005.

“Alimentos com cheiro estranho, mal conservados e com aparência e consistência originais alteradas são alguns dos fatos que constatamos”, disse Eliana.

De acordo com a proposta da Secretaria de Saúde, o perfil do profissional para ocupar o cargo poderá variar em pelo menos cinco áreas de conhecimento.

Se a medida entrar em vigor, os comerciantes terão seis meses para se adaptar à lei. A consulta pública será encerrada em 8 de fevereiro.

“Apoiamos essa medida. Quanto mais controle houver, melhor”, disse o vice-presidente de comunicação da Apas (Associação Paulista de Supermercados), Martinho Paiva Moreira.

“Acho interessante. Tem de haver um profissional certo para essa função”, disse a comerciante Karen Mary Reinbold, 38 anos, de Santo André, dona de um pequeno estabelecimento de rotisserie e aves. “O problema é que não tenho condições de arcar com essa pessoa.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;