Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 5 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Economia

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Poupança da Caixa completa 147 anos de história no País



13/01/2008 | 07:04


A CEF (Caixa Econômica Federal) completou 147 anos ontem e trouxe com ela, desde o início, a criação da caderneta de poupança, uma vez que o Artigo 1º do Decreto 2.723/1861, assinado por Dom Pedro II, já determinava que a Caixa tinha por finalidade receber, a juro de 6%, as pequenas economias das classes menos abastadas e de assegurar, sob garantia do Governo Imperial, a fiel restituição do que pertencer a cada contribuinte.

Credibilidade ameaçada, porém, pelo confisco temporário, no início do governo do ex-presidente Fernando Collor em 1990, e pela redução dos índices de correção em planos econômicos nos governos de Collor e José Sarney. Mas, em todos os casos, a Justiça determinou a reposição da correção devida, e com isso ficou restabelecida a credibilidade da caderneta de poupança.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;