Setecidades Titulo Tragédia
Menino morre ao ser atingido na
cabeça em creche de S.Bernardo

Parte do reboco despencou sobre garoto de apenas 1 ano
e 2 meses no Parque Esmeralda, na região do Alvarenga

Por Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
08/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Reynan de Moraes Nascimento Cruz, de 1 ano e 2 meses, morreu ontem à tarde, após ser atingido por parte do reboco que despencou da creche onde estava matriculado havia sete meses. A unidade funciona no mesmo terreno da Escola Municipal de Educação Básica Francisco Diassis Gomes Teixeira, no Parque Esmeralda, região do Alveranga, em São Bernardo.

O acidente ocorreu por volta das 12h, quando a criança já tinha almoçado e brincava com outros três coleguinhas em área externa coberta e próxima ao berçário. Após ser atingido, Reynan foi encaminhado, primeiramente, para a Unidade de Pronto Atendimento local e depois para o Pronto-Socorro Central, onde não resistiu aos ferimentos, principalmente na cabeça - a morte se deu por volta das 16h.

Desde as 23h30 de ontem, o velório ocorre no Cemitério Jardim da Colina, após liberação do médico no Instituto Médico-Legal. O enterro está previsto para as 15h, no mesmo local. De origem humilde, a família solicitou que todos os custos com o sepultamento fossem bancados pela Prefeitura.

Na porta da delegacia, a telefonista Jéssica Pereira Olegari, 20, confirmou o pedido. "Mesmo que a escola não tenha culpa, exigirei da Prefeitura cemitério e enterro dignos para o Reynan", afirmou a amiga da família, que em janeiro batizaria o menino na Igreja Católica.

Jéssica disse que a mãe de Reynan, a balconista Alexandra de Moraes Colla, 28, estava no trabalho quando recebeu a notícia. "A direção ligou da escola para o pai, que avisou a gente. A informação é que um muro havia caído em cima do Reynan, quando brincava", acrescentou.

Jéssica, junto do namorado Filipe Celestino Pereira, afirmou que Reynan era uma criança "muito carinhosa e adorava ir para a escola". A mãe teve gravidez de risco. "Agora não pode mais engravidar", ressaltou a amiga. Reynam deixa uma irmã de 10 anos.

Para o delegado Nelson Jorge Noronha Nassif, a princípio, foi uma fatalidade. "O inquérito policial agora irá investigar se houve crime ou culpa de alguém", apontou.

 

Aulas estão suspensas hoje e amanhã

 

A secretária de Educação de São Bernardo, Cleusa Repulho, afirmou que as aulas tanto na creche quanto na Emeb Francisco Diassis Gomes Teixeira, na Estrada Cama Patente, estão suspensas hoje e amanhã - juntas, abrigam em torno de 400 crianças. A escola passará por perícia técnica de engenheiros da Prefeitura e da construtora responsável pela obra, que foi entregue em fevereiro .

Ontem, porém, mesmo após o acidente, as aulas não foram suspensas no período da tarde. "As mães não ficaram sabendo de nada. Fizeram de tudo para esconder da gente", disse a avó de aluno da Emeb, que preferiu não ser identificada.

Outra reclamação é que nenhuma informação era passada aos pais. "A gente percebeu que tinha algo estranho por causa dos helicópteros que voavam no entorno da escola", afirmou outra mãe.

No portão de entrada da escola, a equipe do Diário se deparou, ontem à tarde, com a escolta de guardas-civis municipais e três viaturas. A secretária negou que a intenção fosse abafar o caso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;