Esportes Titulo Projeto
Aprendizado com sotaque no Eldorado, em Diadema

Julian Seal, policial inglês que rodou o mundo a bordo do carro Tango, visitou unidade do Projeto Beija-Flor no Grande ABC

Por Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
15/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Em julho de 2012, durante os Jogos Olímpicos de Londres, o policial inglês Julian Seal pôs em prática seus planos de tornar o projeto SportsTrek realidade e viajar o mundo em seu carro – batizado de Tango – para aprender e relatar como o esporte é um fator de mudança na vida de crianças carentes.

E, após dois anos, uma das últimas paradas do londrino ocorreu quinta-feira, no Projeto Beija-Flor, no bairro Eldorado, em Diadema, que usa o esporte e atividades culturais para tirar crianças da rua.

E lá pode-se dizer que Seal aprendeu bastante – talvez não tanto quanto nos seus 18 anos como investigador da Scotland Yard, a polícia de Londres, onde foi criado programa para tirar crianças e jovens da rua que inspirou seu projeto, mas o suficiente para usar o verbo repetidamente no discurso proferido em Diadema.

“Aprendi tanto sobre as pessoas de todo o mundo, de diferentes culturas, línguas e religiões... Todos tentavam ter famílias e viver vidas saudáveis e felizes. Aprendi muito sobre história e como isso afeta a vida agora”, afirmou o policial, que pediu afastamento do cargo durante dois anos para colocar o projeto em prática.

Seal vai dividir sua experiência com crianças de áreas carentes da Inglaterra, mas também vai ter a oportunidade de tocar o coração de um dos homens mais poderosos do mundo: o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron.

“Tenho histórias e fotografias e vou compartilhar isso. Perguntei às crianças: ‘O que vocês querem que diga a ele?’ Porque é um sujeito ocupado (risos). Ainda estou pensando no que vou falar. Uma das coisas é que qualquer político que quer ser líder em seu país tem de passar pela experiência que tive de conhecer pessoas. Não precisamos lutar uns contra os outros”, declarou ele, que volta nesta semana à Inglaterra.

Mas não é preciso ser primeiro-ministro britânico para mudar o mundo. Para Seal, são as pequenas ações que podem transformar a vida de jovens carentes mundo afora – e o futebol é um dos fatores de mudança neste processo. “O futebol é demais. É ter saúde, amizades com os outros jogadores. Você pode aprender sobre trabalho em equipe, respeito e fair play, e essas qualidades são boas aos jovens e à sociedade. Gostaria de ter ajuda no Brasil para ter bolas para crianças cujas famílias não têm condição de comprar uma simples bola de futebol. Se puderem ajudar, deem bolas de futebol na sua comunidade, seria um gesto maravilhoso e importante. Os benefícios começam muito cedo, mas duram a vida toda. Quanto custa uma bola? US$ 5 ou US$ 10? Todos podemos fazer algo para ajudar”, desabafou.

E não pense que o inglês para por aí. Esta foi somente a primeira fase do projeto SportsTrek, que também vai passar pelo continente africano, atualmente afetado pelo vírus Ebola, que, em determinadas regiões, tem mortalidade de 90%. Um dos modos de ajudar Seal é fazer uma doação através do site www.sports-trek.com ou então dar uma bola de futebol em sua comunidade. Para ele, isso já basta. “Quero agradecer aos brasileiros. Fiz muitos amigos. Que País grande a agradável! É maravilhoso terminar essa etapa do projeto aqui no Brasil. Um muito obrigado a todos. Quero voltar!”, encerrou o inglês.

Você também pode conferir a visita de Julian Seal ao Projeto Beija-Flor, em Diadema, na DGABC TV (www.dgabc.com.br).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;