Memória Titulo Memória
O dia em que o atirador venceu o sargento

Os reservistas eram chamados atiradores e tinham o apelido de Pés de Couve...

Ademir Medici
09/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Os reservistas eram chamados atiradores e, por causa da cor da farda, tinham o apelido de Pés de Couve. Trabalhar, estudar e fazer o Tiro de Guerra, bem cedo, 6h, ou à noite, de acordo com as necessidades e possibilidades de cada um.

Era assim nas três principais cidades do Grande ABC no ano do golpe militar, 1964. Era assim nas diferentes cidades brasileiras. O discurso também se assemelhava: entra-se para o TG adolescente, para sair homem formado.

Ficam as lembranças, orais e documentais, como as fotos de hoje, da turma de 1964 do TG-298, de São Bernardo. A tropa posada e a foto individual, no caso do atirador Izidio Demarchi, em 1964 e neste ano da graça de 2014.

Izidio não conseguia segurar seu fuzil dentro das normas exigidas. Por isso, era constantemente cobrado e advertido pelo sargento Ivo. As cobranças pararam quando o atirador desafiou o sargento – imaginem! – a uma disputa de tiro.

O caso foi muito comentado no quartel, e os demais sargentos até brincaram com o colega desafiado. Imaginem perder a disputa para aquele pentelho que sequer sabe segurar e apontar o fuzil.

Seriam três tiros para cada um. Izidio, desajeitado, aponta o fuzil e, num golpe de pura sorte, como admite exatos 50 anos depois, acerta na mosca, no centro do alvo, num único tiro no stand que ficava ao lado do Clube Mesc, no bairro Assunção.

Sargento Ivo resolveu dar o braço a torcer e desistiu de competir.

“Pura sorte. Jamais acertaria o alvo daquele jeito”, reconhece Izidio Demarchi.

EM DEFESA DO ARQUIVO PÚBLICO – 23

O direito à memória futura
Depoimento: Izaias José de Santana, coordenador do Arquivo Público do Estado

Hoje, a principal função das administrações municipais é começar a fazer gestão documental. Condição para assegurar o direito à memória futura. Somente serão objeto de conhecimento de gerações futuras os documentos hoje produzidos com uma gestão documental adequada.

Devemos oferecer às gerações futuras um ambiente saudável, com recursos naturais preservados. E as gerações que virão também terão direito de saber sobre os nossos acertos e erros. E esse legado só ocorrerá se houver a introdução da consciência da importância da gestão de documentos nas administrações municipais.

É muito sério. Não temos curso de gestor público, nem nas universidades públicas, com raríssimas exceções, nem nas privadas.

Nas universidades privadas você tem administração privada. E os poucos cursos de administração pública não têm a matéria Gestão Documental. Com isso, mesmo o gestor público e o administrador público que ocupam cargos nas administrações públicas municipais não possuem a formação em gestão documental e muito menos a formação em arquivo.

Amanhã, a 24ª aula

A gestão documental, o arquivo e o acesso à informação

Diário há 30 anos

Domingo, 9 de setembro de 1984 – ano 27, nº 5618

Primeira Página – Assumindo o papel que caberia à Associação dos Funcionários Públicos, a Câmara de Diadema decide propor aos servidores que deflagrem greve, caso o prefeito Gilson Menezes não altere proposta de reajuste salarial.

O prefeito oferece 80% do INPC e os vereadores querem novo projeto com base no INPC integral.

Município Paulista

- Nuporanga. Fundado em 9 de setembro de 1861. Elevado a município em 1885, quando se separa de Batatais.

Em 9 de setembro de...

1909 – Concedida autorização para celebração de missas na capela de Santa Cruz, em Pilar, hoje Mauá.

1914 – Primeira Guerra Mundial. Manchete do Estadão: a iminência da grande batalha entre os aliados e os alemães; a chegada de 250 mil russos na Inglaterra e França; boato da morte do imperador Francisco José.

1929 – Prefeito Saladino sanciona a lei número 286, que proíbe o trânsito de carros de eixo móvel em toda a região.

1969 – Governo baixa o ato número 14, que estabelece a pena de morte no Brasil e a prisão perpétua em caso de guerra revolucionária ou subversiva

Hoje

Dia do Médico Veterinário

Dia do Administrador de Empresas

Dia do Técnico de Administração

Dia da Velocidade

Dia da Coreia do Norte

Santos do dia

Na estampa, São Pedro Claver (Verdu, Catalunha, Espanha 1580 - Cartagena das Índias 1654). Sacerdote ordenado em Bogotá. É conhecido como o Apóstolo dos Negros e dos Escravos.

- Cirano

- Dorotéia

- Tibúrcio

- Tomás de Vilanova

- Valentiano 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;