Política Titulo Santo André
Em aparição relâmpago,
Nilson Bonome recua

Após conversa com Aidan, secretário alega que vai adiar
pedido de férias em novembro até o recesso parlamentar

Fábio Martins
do Diário do Grande ABC
23/11/2011 | 07:02
Compartilhar notícia


Em aparição relâmpago ontem na Câmara de Santo André, o secretário de Gabinete da Prefeitura, Nilson Bonome (PMDB), recuou do discurso de sair de férias no fim de novembro e adiantou que, após diálogo com o prefeito Aidan Ravin (PTB), decidiu postergar o período para tirar o benefício. Após especulação de que a negativa do petebista poderia incitar em rompimento político, o peemedebista salientou que entrou em acordo no Executivo para esperar o recesso parlamentar, com previsão de início no dia 5.

Bonome sustentou que Aidan ponderou sobre a saída em período de votação de projetos relevantes no Legislativo. A apreciação em plenário do Plano Diretor, tramitando na Casa desde novembro de 2010, e do Orçamento 2012 ainda depende de discussões, e têm avançado nos últimos dias. "Conversei com o prefeito e entendemos que dará para alterar (as férias) em alguns dias por conta desses projetos importantes na pauta. Na realidade, foi uma falha minha, não tinha me atentado do recesso."

Até a visita do secretário na Câmara, só havia uma matéria sem destaque na ordem do dia, que denominava o planetário municipal de Johannes Kepler. Por conta disso, a aparição se deu em apenas 15 minutos. Contudo, depois de sua retirada, foram inclusos seis projetos do Executivo na pauta, sem passar pela articulação de Bonome, o que demonstra a mudança da diretriz do governo em relação à interlocução do secretário com os parlamentares.

O secretário fez questão de enfatizar que a relação com Aidan não está abalada dentro da Prefeitura devido à perda de algumas de suas atribuições, que ficaram a cargo do próprio mandatário do Paço. "Não há estremecimento. Está tudo tranquilo. O trabalho se mantém normalmente." Questionado ontem se fica na administração até o fim do mandato, ele defendeu que a sua intenção é continuar a parceria. Recentemente, o titular da Pasta de Gabinete comentou que a decisão da permanência não pertence a ele. Nos corredores do Paço, comenta-se que na semana passada houve outra reunião entre ambos para aparar as arestas.

O maior imbróglio continuar a ser a postura do secretário em relação ao posicionamento do PMDB na eleição de 2012. A legenda defende a resolução de lançar candidatura a prefeito ou a vice nas cidades com mais de 200 mil. Não há garantia de indicar o vice na chapa governista.

Bonome compareceu no último encontro partidário com o cardeal peemedebista Michel Temer. Entretanto, saiu antes do começo da reunião. Ele disse que não houve definição do rumo do partido, mas marcou outra agenda para tratar do assunto. "A conversa foi bem rápida. O Temer disse que após o retorno de sua viagem ao Líbano iria se reunir conosco sobre os detalhes de Santo André."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;