Diarinho Titulo Fique por dentro
Por que tem de fazer a lição de casa?
Bruna Gonçalves
do Diário do Grande ABC
26/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Basta lembrar que tem lição de casa para dar aquela preguiça. Há quem até esqueça que ela exista se os adultos não pegarem no pé. No entanto, é mais importante do que a gente imagina, segundo especialistas.

Ajuda no desenvolvimento dentro e fora da escola. Por meio da tarefa, é possível aprender a ter disciplina, responsabilidade, organização e a criar rotina de estudo.

A lição de casa tem três funções principais: fixar e revisar o que foi ensinado na classe, preparar você e seus amigos para aprenderem novos conteúdos e aprofundar o conhecimento sobre algo. Ela também permite que o professor descubra as dúvidas dos alunos. Desse modo, ele conseguirá preparar melhor as próximas aulas. Por isso, é necessário fazer a tarefa.

Claro que quando a gente não gosta de determinada matéria ou tem muitas dúvidas é natural se sentir desinteressado. Mas não pode desistir. Encare o desafio e peça ajuda para um adulto sempre que precisar. Só não vale alguém fazer a lição por você. Pais, avós, tios e irmãos mais velhos devem orientá-lo e não dar a resposta prontinha.

Se o exercício não ficou claro mesmo com o auxílio em casa, converse com o professor no dia seguinte. Fundamental é nunca ficar com medo de errar!

Saiba mais:

Não é bacana que os adultos exagerem na quantidade de lição de casa que passam para você. É importante sobrar tempo para fazer outras atividades e brincar.

Lição de casa é tema muito discutido pelos especialistas. Há diferentes opiniões sobre ela. Em alguns países, como a França, é proibida para alunos entre 6 e 11 anos.


Confira dicas para a hora de fazer a tarefa

- Anote na agenda todas as tarefas que precisa fazer. Assim, evita esquecer alguma.

- Você pode escolher o horário em que prefere realizar a lição. Se estuda de manhã, por exemplo, pode chegar em casa e descansar um pouco antes de concluí-la. Só não é legal deixar para última hora e acumular.

- É importante fazer a lição em um local tranquilo, bem iluminado e sem distrações (como TV ligada). Desse modo, vai se concentrar melhor e terminá-la mais rapidamente.

- Comece a tarefa pela matéria que preferir. Se tiver dúvida, não deixe de fazê-la. Peça ajuda a um adulto ou irmão mais velho.

 

Consultoria da psicopedagoga Sandreilane Cano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;