Setecidades Titulo Mobilidade
São Bernardo entrega ônibus articulados com internet sem fio

São 25 veículos, que atenderão cinco itinerários; outros 50 zero-quilômetro já estavam em circulação

Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
12/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


São Bernardo colocou em operação 25 novos ônibus articulados ontem, em substituição aos veículos antigos da frota, que já atingiam idade média de 15 anos. Os coletivos chegam com novidade: possuem internet sem fio (wi-fi) gratuita para população, assim como o Terminal Rodoviário João Setti. Com a entrega, o transporte público municipal soma 75 veículos, já que outros 50 de modelo convencional foram inseridos ao sistema – (30 para substituição e 20 somados à frota) no fim do ano passado.

Os 25 veículos articulados irão atender as linhas 1 (Taboão/Vila São Pedro), 5 (Centro/Alvarenga), 11 (Centro/Terminal Las Palmas), 29 (Rudge Ramos/Jardim Tupã) e 51 (Vila Império/Terminal Tiradentes). Cada coletivo possui capacidade para transportar 123 passageiros por viagem. A SBCTrans, empresa que opera o transporte coletivo na cidade, investiu R$ 32 milhões na aquisição dos carros, incluindo os modelos convencionais que já estavam em circulação.

Agora, a população é atendida por frota de 430 ônibus. “O volume de carros hoje já é suficiente para a demanda da cidade. O que estamos fazendo é qualificar o serviço, com mais conforto e tecnologia. Há 15 anos, tínhamos 300 veículos no município. Hoje, são 430 operantes”, comentou o diretor de operação da concessionária, Nelson Ribeiro.

Segundo o prefeito Luiz Marinho (PT), a modernização do transporte público inclui a construção de 11 corredores de ônibus. O maior deles, o Leste/Oeste – que vai ligar a Praça dos Bombeiros, na Avenida Tiradentes, bairro Santa Terezinha, à Rodovia dos Imigrantes –, deverá ter as obras iniciadas em abril, de acordo com o chefe do Executivo.

Apesar de defender o uso do transporte público, Marinho se esquivou ao ser questionado sobre a possibilidade de os políticos da cidade dispensarem os carros oficiais e passarem a utilizar ônibus. “Não vamos entrar em uma perseguição às pessoas que usam carro, até porque produzimos veículos e vamos continuar produzindo”, comentou o prefeito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;