Cultura & Lazer Titulo Música
Fim de temporada
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
19/11/2011 | 07:10
Compartilhar notícia
Divulgação/Du Merlino


Para encerrar seu projeto para 2011, a Orquestra Filarmônica de São Caetano, sob a batura de Sérgio Assumpção, apresenta painel variado de compositores nos concertos que estão programados para amanhã, na Igreja Matriz, e terça, no Teatro Paulo Machado de Carvalho.

Para abertura, a seleção do repertório chega à Itália, com apresentação da abertura da ópera "Guilherme Tell", de Rossini. Em seguida, pincelam a música alemã com o "Concerto em Ré Maior para Flauta e Orquestra", de Carl Reinecke. Como solista, a são-caetanense Amanda Bomfim, que integra a Filarmônica de São Caetano, a Sinfônica andreense e o grupo de sopro Cinco Ventos.

Em seguida, é a vez de buscar as inspirações de Johannes Brahms pelo Leste Europeu, com a execução de "Dança Húngara nº 5 em Sol Menor". A mais famosa da série composta pelo alemão, que foi originalmente escrita para o piano e posteriormente orquestrada, é um apanhado de clássicos populares da Hungria.

O tcheco Antonín Dvorák, com "Dança Eslava - Opus 72 nº 2 em Mi Menor", também ganha os instrumentos da formação. A série foi inspirada em Brahms. "É interessante saber que enquanto Brahms utilizou temas conhecidos em suas danças húngaras, Dvorák optou por utilizar ritmos característicos de danças eslavas, mas não temas ou melodias já anteriormente compostos."

Para fechar, "Abertura-Fantasia", também conhecida como "Romeu e Julieta", do romântico russo Tchaikovsky. "Todas as qualidades da pena do compositor estão amplamente representadas na composição: uma orquestração primorosa, o desenvolvimento temático como condutor da obra, e a intensidade emotiva das linhas melódicas", diz o maestro.

Orquestra Filarmônica de São Caetano - Concerto. Na Igreja Matriz Sagrada Família - Praça Cardeal Arcoverde, São Caetano. Amanhã, às 19h30. No Teatro Paulo Machado de Carvalho - Alameda Conde de Porto Alegre, 840, São Caetano. Tel.: 4238-3030. Terça, às 20h30. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;