Internacional Titulo Indicação
Obama: Cúpula do Leste Asiático discutirá fronteira
18/11/2011 | 03:26
Compartilhar notícia
Divulgação


O Presidente Barack Obama, o primeiro líder dos EUA a participar de Cúpula do Leste Asiático, elegeu o grupo como o mais indicado para acabar com as explosivas disputas marítimas regionais.

A China tem se recusado a discutir diretamente na cúpula as fronteiras territoriais, incluindo reivindicações de outras nações da região sobre o Mar da China Meridional. Na avaliação de Washington, porém, a segurança das rotas é vital para o comércio e a questão merece um diálogo sério.

A cúpula "pode ser a principal arena para que possamos trabalhar juntos em uma ampla gama de questões, entre elas a da segurança marítima", disse o presidente dos EUA. Obama, que inicia hoje sua participação na cúpula, disse ainda que o grupo é fundamental para desenvolver políticas de socorro e ajuda em eventuais desastres.

O presidente dos EUA deu as declarações em encontro com o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, na primeira de uma série de conversas ocorridas na véspera do início da cúpula, no sábado. Obama também conversou com líderes da Tailândia e das Filipinas. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;