Setecidades Titulo Solidariedade
S.Bernardo reúne 300 doadores de medula

Mobilizada pela doença de João Pedro, população comparece à campanha da Ameo

Por Vagner Aquino
Do Diário do Grande ABC
25/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Arquivo DGABC


Desde o início do ano, o Diário vem acompanhando a batalha do menino João Pedro Klem Lorenzoni Silva, 1 ano e 3 meses, contra a Síndrome de Wiskott-Aldrich, uma imunodeficiência genética ligada ao cromossomo X. Para sobreviver, é necessário o transplante de medula óssea. E a chance de encontrar um doador é de uma em cada 100 mil.

Por causa da dificuldade, a mãe do garoto, a professora Luciana Lorenzoni, persistiu e, com a ajuda de órgãos públicos e privados, venceu mais uma luta. Ontem, a Ameo (Associação de Medula Óssea) realizou no Ginásio de Esportes do Baetão, em São Bernardo, a campanha para cadastro de potenciais doadores de medula no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).

Embora precise esperar cerca de cinco meses para saber se ali foi encontrado um doador para João Pedro, o pai, o metalúrgico Jeferson Aparecido Silva, comemorou o resultado da ação. “Estamos muito felizes e esperançosos com a mobilização das pessoas.”

No início, a ideia era cadastrar 600 potenciais doadores, mas foram disponibilizados apenas 300 kits de coleta. E 100 deles foram utilizados já na primeira hora do atendimento, que começou às 9h.

Já interessada em ser doadora, a assistente administrativa Roberta Gallo Done disse: “Conhecendo a história do bebê (através de amigos em comum), me sensibilizei ainda mais, afinal, poderia ser com a minha filha, de 9 anos.”

Amigo da família, o estudante Lucas de Castro também deu seu apoio. “A realização da ação em São Bernardo facilitou bastante a solidariedade.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;