Cena Política Titulo
Serra dá puxão de orelhas

O governador José Serra deu um belo puxão de orelhas em parlamentares que, segundo ele, estão travando a aprovação...

Do Diário do Grande ABC
13/03/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O governador José Serra deu um belo puxão de orelhas em parlamentares que, segundo ele, estão travando a aprovação da Lei Específica da Billings. Diante de centenas de pessoas que prestigiavam o Seminário do Grande ABC Contra a Crise, ele falou da importância da Represa Billings para a região e o entrave enfrentado agora por conta de três deputados estaduais, que pediram vistas. "Eles têm todo o direito de pedir vistas ao projeto, mas já foram feitas tantas audiências públicas, o projeto foi tão amplamente debatido, e agora estamos travados. Depois vão dizer que quem atrasa é o governo."

Elegantemente, Serra não deu nome aos bois, mas vários deputados estaduais presentes ao Cenforpe, em São Bernardo, disfarçaram e abaixaram o olhar. A luta pela preservação da Billings, que a cada ano tem sua área e sua capacidade reduzidas por conta da ocupação desenfreada da população e pelo despejo criminal de detritos e poluentes, já dura décadas.

Há dois anos, este Diário encabeçou abaixo-assinado pressionando o governo de São Paulo a acelerar a elaboração, a aprovação e a sanção da Lei Específica, cujo projeto foi levado pessoalmente por Serra à Assembleia, em setembro do ano passado. A lei objetiva reduzir em 73% os resíduos poluentes despejados na represa, com diretrizes urbanas voltadas à legalização e urbanização das moradias, implementação de saneamento básico, preservação da cobertura vegetal e ampliação da fiscalização.

Bastidores

Indelicadeza

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), cometeu uma indelicadeza na quarta-feira. Como anfitrião, deveria ter ido recepcionar José Serra (PSDB) no terreno da Rolls Royce, onde o helicóptero do governador pousou. Duvido que ele tenha feito o mesmo com a ministra da Casa Civil. O dono da cidade, por respeito e educação, deve sempre receber seus visitantes ilustres, não importando a coloração partidária. Há dois anos, a mesma gafe foi cometida por José Auricchio Júnior (PTB), quando o helicóptero presidencial desceu no Parque Chico Mendes, ao lado do Palácio da Cerâmica, trazendo Luiz Inácio Lula da Silva para a solenidade de formatura de seu filho, que aconteceu no Teatro Paulo Machado de Carvalho.

Show de calouros

Ao ser anunciado para compor a mesa de autoridades presentes ao seminário contra a crise, Marinho adentrou o palco como se estivesse em um show de calouros, acenando efusivamente para a plateia. Só faltou dizer ‘Oi, minhas colegas de trabalho, estamos aqui hoje com as caravanas do Alvarenga, da Vila São Pedro, do Vivaldi...' A claque foi ao delírio.

Na telinha

Por falar no prefeito de São Bernardo, sem querer, o petista virou personagem da propaganda política do DEM nacional. Os demos colocaram no ar um vídeo em que o presidente Lula faz pouco caso da crise e a chama de marolinha. Ao lado do presidente, aparecem Marinho e Frank Aguiar. Lula participava de uma atividade de campanha do ex-sindicalista, no ano passado. O curioso é que, em São Bernardo, os vereadores democratas fazem parte da base aliada do petista na Câmara. Vai entender...

Siraque cobra Marzagão

O deputado Vanderlei Siraque (PT-Santo André) pode conseguir desvendar um dos maiores segredos da Segurança Pública de São Paulo: o valor dos recursos declarados sigilosos repassados às polícias Civil e Militar para operações de inteligência. O parlamentar protocolou requerimento de esclarecimento por parte do secretário Ronaldo Marzagão. Parecer do TCE apontou falhas graves na forma como a SSP presta contas dessa verba.

Curiosidade

Tem agência de publicidade literalmente mandando em duas prefeituras vizinhas do Grande ABC. Aliás, é a empresa que indica os secretários de Comunicação nessas administrações. Por que será?




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;