Internacional Titulo
Bush pode divulgar vídeo de Bin Laden na quarta
Do Diário OnLine
11/12/2001 | 00:05
Compartilhar notícia


O vídeo em que Osama Bin Laden assumiria seu envolvimento com os atentados terroristas de 11 de setembro pode ser divulgado para o público na próxima quarta-feira, informou um oficial do governo americano nesta segunda. Na fita, encontrada numa casa em Jalalabad (Afeganistão), Bin Laden chegaria a comemorar os resultados dos ataques, que teriam sido melhores do que o esperado.

Segundo o oficial, a administração de Bush quer um tradutor de fora do governo para reduzir as especulações de que a gravação em árabe seria adulterada para incriminar Bin Laden.

O porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer, afirmou que a fita "falará por si mesma" e que o presidente Bush quer divulgá-la para deixar que a população tire suas próprias conclusões sobre Bin Laden. “Ele acredita ser importante para as pessoas saber o que Bin Laden disse sobre os atentados”, informou Fleischer.

Parlamentares que assistiram à fita, com duração aproximada de 40 minutos, contaram que uma conversa informal comprova que Bin Laden não somente tinha conhecimento antecipado sobre os atentados, como possuía informações específicas de como, onde e quando ocorreram os ataques.

Na gravação, Bin Laden revelaria que ligou o rádio momentos antes do atentado para acompanhar a cobertura completa da imprensa.

‘Sem alma’ — O presidente George W. Bush afirmou que a fita contém provas irrefutáveis da responsabilidade do saudita pelos atentados de 11 de setembro. “O vídeo me lembrou do assassino que ele é e de como é justa e correta a nossa causa. Eu não conseguiria imaginar alguém como Bin Laden entendendo o prazer de um Natal”, disse.

“Aqueles que assistirão à fita perceberão que ele não é só culpado de assassinato, mas que ele também não tem consciência e não tem alma, que ele representa o que há de pior na civilização”, afirmou Bush, num sinal de que a fita deverá mesmo ser divulgada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;