Turismo Titulo
Cruzeiros temáticos no litoral brasileiro
Do Diário do Grande ABC
15/10/2003 | 20:04
Compartilhar notícia


Falta cerca de um mês para o litoral brasileiro abrir as portas a enormes playgrounds flutuantes. A temporada de cruzeiros começa em novembro consolidando uma mudança de rota: a pompa clássica abre concessão para doses de informalidade com tempero verde-amarelo. Por exemplo, roupas esportes substituem os ternos na maior parte das refeições. As exceções são as festas de gala.

Além da formalidade subtraída, os cruzeiros pela costa brasileira carregam a peculiaridade das programações temáticas. De um banho de Itália, imersão na comida e na música deste país, a uma jornada de fitness (spinning, step, ritmos latinos, aerofunk, pilates, lambaeróbica e outros detratores do peso), as programações navegam na variedade e até no inusitado. Os preços variam de acordo com a duração e o tipo de acomodação. Em geral, os cruzeiros saem a partir de aproximadamente US$ 200 por pessoa (só a acomodação), mais taxas. As rotas, contudo, seguem a cartilha tradicional. Santos, Ilhabela, Búzios, Rio e Salvador comandam o tour. Mas há espaço também para Buenos Aires, na chamada Rota do Prata.

A Island Cruises, por exemplo, desembarca aqui um dos seus transatlânticos: o Island Escape. De novembro a março, o navio fará a rota Santos/Rio/ Búzios/ Ilhabela/ Florianópolis/ Porto Belo/ Ilhéus e Salvador. Os cruzeiros podem ser de três, quatro, seis ou oito noites, variando de acordo com o roteiro. O inaugural sai de Lisboa, em Portugal, e chega a Santos no dia 25 de novembro. Para o Réveillon, o passeio é de oito dias, com parada em Copacabana na noite do dia 31.

A piscina normalmente fica repleta, com exceção dos dias de parada, quando a maior parte dos turistas desembarca em terra por algumas horas. Muitos navios oferecem um sistema integrado de ônibus ou vans que partem do porto em direção aos pontos turísticos. Mas, atenção: estes passeios são pagos à parte.

Rio e Florianópolis, apesar de capitais, encantam pela beleza natural. Salvador, além das praias, é terra de caruru, vatapá, xinxim de galinha e dos imperdíveis acarajés da Cira e da Dinha. A cidade preserva relíquias do período barroco, como o Pelourinho que foi totalmente restaurado, igrejas, conventos e o Forte da Barra. Os charmosos balneários de Búzios e Ilhabela também fazem parte dos roteiros. No primeiro, praias deslumbrantes e muita agitação na rua das Pedras. No segundo, além das praias, cachoeiras encantadoras.

O MSC Melody, da MSC Cruzeiros, cumpre trajeto semelhante. Com capacidade para 1.250 passageiros, o navio escora-se numa enorme equipe de entretenimento. A criançada tem atividades separadas, no Pluto’s Play House.

Nesta temporada, um batalhão de chefs italianos estará à frente dos restaurantes, com pratos e vinhos diretamente da Itália para a costa brasileira. Os roteiros, que partem sempre de Santos e também incluem Rio, Arraial do Cabo e Salvador, são de três, quatro, cinco ou sete noites. Para o Natal, Ano Novo e Carnaval estão programados cruzeiros especiais.

Novidade – Outro parque de diversões flutuante, novidade no calendário brasileiro de cruzeiros, é o Infinity. Pela primeira vez no litoral verde-amarelo, o navio zarpa de Buenos Aires e chega a Porto Belo, em Santa Catarina, no dia 18 de fevereiro. Depois de passar por Santos, aporta no Rio, onde fica três dias para o Carnaval. Após a folia, uma breve parada em Búzios; e o Infinity volta, então, para a capital argentina.

A CVC inova e traz para esta temporada o glamouroso R-5 Blue Dream, em parceria com a operadora espanhola Pullmantur, cuja capacidade é de 824 pessoas. Estão previstos 15 pacotes, que vão de três a sete noites, a grande maioria com saída de Santos, com exceção do minicruzeiro 1, a viagem inaugural, entre os dias 3 e 7 de dezembro, que faz Recife, Fernando de Noronha, Natal e Recife. O último pacote, de Carnaval, é entre os dias 21 e 28 de fevereiro, saindo e chegando a Santos, com direito a passagem por Búzios, Navegação, Salvador, Ilhéus e Ilhabela. Os embarques podem ser feitos também em Salvador.

O navio possui 349 cabines, espalhadas pelos nove decks do navio, sendo que 72% delas possuem varandas. Para quem procura luxo, há dez cabines de 56 m2, com sala e dormitório, além de home theater e hidromassagem.

A Costa Cruzeiros, por sua vez, terá dois transatlânticos flutuando em águas brasileiras de dezembro a março: o Costa Allegra, que ruma ao Sul; e o Costa Tropicale, que percorre o litoral em direção ao Nordeste. O primeiro tem passeios de quatro, seis, oito, nove, 10 ou 22 noites, com embarques em Santos e Rio. O roteiro inclui Porto Belo, e, fora do território brasileiro, Punta del Este e Buenos Aires. Já o Costa Tropicale tem embarques em Santos, Rio e Salvador. Os passeios duram três, quatro, seis, sete, oito ou 11 noites, de acordo com a disponibilidade de tempo e orçamento do viajante. No percurso, paradas em Ilhabela, Búzios, Ilhéus, Maceió e Recife.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;