Economia Titulo
Comércio festeja movimento forte
Adriana Mompean e
Mariana Oliveira
Do Diário do Grande ABC
11/06/2005 | 08:28
Compartilhar notícia


O Dia dos Namorados pode desbancar no Grande ABC o Dia das Mães como a segunda data comercial mais importante do ano, ficando atrás somente do Natal. Essa é expectativa de boa parte de lojistas de shopping centers. Muitos estabelecimentos estimam crescimento de 8% a 20% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. No Mauá Plaza Shopping, de Mauá, por exemplo, comerciantes dão como certo que o movimento neste final de semana será maior que o do Dia das Mães.

"Esperamos ampliar as vendas de 8% a 11% em relação ao Dia dos Namorados de 2004 e que o faturamento em decorrência da data seja 5% maior do que no Dia das Mães", diz Fernando Rodriguez, gerente-geral do Mauá Plaza.

Para o supervisor do Shopping ABC Plaza, Maurici de Araújo, as vendas devem ser 18% superiores às do ano passado. "Já estamos bem próximo dessa meta." No Shopping ABC, em Santo André, a expectativa é de que as vendas sejam 20% maiores que no mesmo período do ano passado. Já no Shopping Metrópole, de São Bernardo, a estimativa é de acréscimo de 10% nas vendas do período.

A movimentação nos shoppings da região começou a se intensificar nesta sexta. Entretanto, o maior fluxo de consumidores é esperado para esta quinta, o que confirma a cultura de que o brasileiro deixa tudo para a última hora. Os comerciantes esperam que o movimento dobre neste sábado nos estabelecimentos comerciais. No domingo, os lojistas acreditam que irão comercializar presentes de última hora até às 17h. Neste sábado, o Shopping ABC será o único que estenderá o horário de funcionamento até às 23h, enquanto os demais fecharão às 22h.

Presentes - O aparelho celular deverá ser um dos campeões de vendas do Dia dos Namorados junto com produtos como câmeras digitais, perfumes, roupas e títulos de CDs e DVDs. Márcio Izidro, gerente da Comm Center do Shopping ABC, que comercializa aparelhos celulares da operadora Vivo, espera incremento de vendas de 30% na comparação com o Dia dos Namorados do ano passado. "Entretanto, o faturamento deverá se manter, já que as operadoras estão realizando promoções agressivas e os produtos estão mais baratos do que no ano passado", diz. O advogado Antonio Carlos Diniz Junior, de Santo André, comprou nesta sexta na loja um aparelho LG Star Shot para a esposa Roberta. "Ela foi assaltada e aproveitei a ocasião para presenteá-la com o celular", diz.

A loja MCS, do ABC Plaza, já comercializou até a última quarta-feira um número de celulares equivalente a todo período do Dia dos Namorados do ano passado. Segundo a gerente Tânia Silva, a expectativa é que as vendas aumentem em 30% em relação a 2004 até domingo. "Acho que o celular tem sido o presente mais procurado. Esperamos que o maior movimento aconteça neste sábado."

As vendas de perfumes também estão aquecidas neste Dia dos Namorados. A loja do Boticário do Mauá Plaza, em Mauá, constatou que o período que antecedeu o Dia dos Namorados foi melhor do que à semana anterior ao Dia das Mães. A proprietária, Maria Helena Matrone, afirma que a expectativa é superar em 15% as vendas do período em comparação com 2004.

Títulos de CDs e DVDs também deverão estar entre os mais cobiçados dos casais apaixonados. "Os preços são bem acessíveis e há uma grande diversidade de produtos", afirma Roberto Cheavone, proprietário da Merci Discos do Shopping Metrópole.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;