Sua Saúde Titulo
Osteopenia e osteoporose

Doença que acomete os ossos, levando à diminuição da massa óssea...

Leo Kahn
16/08/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Doença que acomete os ossos, levando à diminuição da massa óssea, fazendo com que fiquem finos e porosos causando fraturas.

Durante as primeiras décadas de vida, predomina a formação óssea e por último a atividade de reabsorção óssea, de tal forma que a massa começa a declinar vagarosamente a partir dos 50 anos de idade. 

Apesar de o osso ser tecido vivo que se renova permanentemente durante toda a vida, se a pessoa tiver pouca atividade física ou ingerir pouco cálcio durante as primeiras décadas de vida aumenta o risco de desenvolver osteopenia e osteoporose.

Uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens acima de 50 anos, no mundo, apresentam a doença. A baixa massa óssea é um problema de Saúde pública e afeta mais de 10 milhões de brasileiros, sendo que 2.000 indivíduos morrem anualmente em conseqüências da doença. 

A falta de prevenção da osteoporose deverá resultar em algum tipo de fratura para metade das mulheres ao redor dos 70 anos e para duas em cada três mulheres aos 80 anos de idade.

As fraturas mais comuns são as de punho, úmero (osso do braço que vai do ombro ao cotovelo), vértebras, costelas e, principalmente, a do colo do fêmur (osso único da coxa).

Metade das pessoas com fraturas de fêmur passam a ter limitações e até mesmo dificuldade de locomoção e cerca de 40% dessas pessoas apresentam complicações circulatórias, tromboembólicas, infecções respiratórias e diabetes.

OS FATORES DE RISCO SÃO:
- Histórico familiar de fratura.
- Tabagismo.
- Duas ou mais doses de álcool/dia.
- Baixo peso e baixa estatura com ossatura delicada.
- Sedentarismo.- Idade avançada.
- Ingestão inadequada de cálcio.
- Raça branca ou asiática.
- Medicamentos, tais como: anticonvulsivantes, hormônio tireoidiano, glicorticóides e heparina. E doenças como : hepatopatia crônica, doença de Cushing, diabetes, hiperparatireoidismo, linfoma, leucemia, má-absorção, gastrectomia, doenças nutricionais, mieloma, artrite reumatóide e sarcoidose. 

SINAIS E SINTOMAS: 
- A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas; se não forem feitos exames sanguíneos e de massa óssea, é percebida apenas quando surgem as primeiras fraturas, acompanhadas de dores agudas. A osteoporose pode, também, provocar deformidades e reduzir a estatura do doente.
- Além da história clinica o médico utiliza-se da Densitometria Óssea, sendo esse o método mais moderno, aprimorado e inócuo para se medir a densidade mineral óssea e comparado com padrões para idade e sexo. 

SAIBA MAIS: 
- A quantidade de massa óssea que conseguimos juntar na adolescência fará com que no envelhecimento tenhamos maior resistência contra fraturas, por isso, é fundamental que o jovem seja orientado para uma dieta rica em cálcio, como também para atividades físicas regulares.
- Os exercícios físicos devem ser realizados de forma regular três vezes por semana. O melhor é caminhar, correr dançar, jogar tênis, ou praticar esporte coletivo como futebol, voleibol, basquetebol. Para pessoas mais idosas o indicado é caminhar aproximadamente 40 minutos de preferência todos os dias, respeitando sempre os limites de cada um e o conselho do seu médico.
- Não tomar álcool, não fumar e evitar a perda exagerada de peso também são medidas que podem diminuir o risco de fraturas por fragilidade óssea. 
- Algumas das melhores fontes de cálcio são o leite e derivados, porém recomenda-se consumo moderado de laticínios devido a sua grande quantidade de gordura. Deve-se dar preferência aos desnatados que possuem o mesmo teor de cálcio dos integrais. 
- A quantidade de cálcio adequada na dieta normalmente varia entre 1.000 e 1.500mg por dia. 
- Em algumas situações o suplemento de vitamina D também pode ser necessário. 
- Dieta com alimentos ricos em cálcio como: verduras, brócolis, repolho, camarão, salmão e ostra
- Para as mulheres que estão chegando à menopausa, é aconselhável procurar um ortopedista e um ginecologista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;