Internacional Titulo
Manifestação de neonazistas é bloqueada em Berlim
Por Do Diário OnLine
Com Agências
08/05/2005 | 19:02
Compartilhar notícia


Uma marcha neonazista que acontecia em Berlim foi interrompida por manifestantes antifascismo, durante as comemorações da vitória dos aliados sobre os nazistas na 2° Guerra Mundial que aconteceram neste domingo.

O Partido Nacional Democrático, de extrema direita, levou 3.300 pessoas para as ruas ao redor da praça Alexanderplatz, onde estavam seis mil manifestantes antifascismo. A polícia, no intuito de evitar confrontos, ordenou que os neonazistas ficassem atrás de barricas e da polícia e, com isso, eles desistiram da marcha.

O encontro resultou em 42 prisões – 32 do grupo da esquerda e 10 da direita. O slogan usado pelos neonazistas foi "60 anos de mentiras sobre a 'liberação' - hora de colocar fim ao culto da culpa", já os esquerdistas tinham cartazes com frases como "Fascismo Nunca mais" e "Guerra Nunca Mais".

O presidente da Alemanha, Horst Koehler, disse que "infelizmente há alguns incorrigíveis entre nós que querem a volta do racismo e do extremismo de direita", e afirmou: "8 de maio de 1945 foi um dia de libertação para Berlim, para a Alemanha e para a Europa da ditadura nazista."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;