Internacional Titulo
Tropas vão agir até que todo Iraque esteja livre, diz Bush
Do Diário OnLine
03/04/2003 | 13:13
Compartilhar notícia


O presidente norte-americano, George W. Bush, disse nesta quinta-feira, durante uma visita à base de fuzileiros navais (marines) Camp Lejeune, na Carolina do Norte, que as tropas da coalizão “vão agir até que todo o Iraque esteja livre”. "O povo iraquiano tem o direito de viver em paz com os líderes que eles escolherem”, afirmou, completando que o 'regime do assassino Saddam Hussein' está em seus ‘últimos dias’ e que as tropas seguem firmes runo a Bagdá.

A base de Camp Lejeune abriga 47 mil fuzileiros e na guerra contra o Iraque já perdeu dez homens. Em um discurso que exaltou a “dignidade dos militares americanos” e que ficou centrado em elogios, Bush lembrou do resgate da soldado americana Jessica Lynch, 19 anos, na terça-feira de um hospital em Nassiriyah. “Foi uma ação difícil e perigosa. Mas quem disse que se tornar um marine é fácil”, afirmou, interrompido mais uma vez por intensos aplausos.

“Junto dos fuzileiros os aliados vão completar sua missão e desarmar o regime de Saddam. Agora o Iraque está percebendo que os Estados Unidos mantêm suas palavras”, declarou. “Vamos tirar deles as armas de destruição em massa. Não vamos deixar que façam atentados como os de 11 d setembro e libertaremos o povo do Iraque de um dos ergimes mais cruéis do mundo”, garantiu.

Mais uma vez Bush disse que os criminosos de guerra serão tratados como tal e severamente punidos. “Quem segue Saddam ameaça crianças e mulheres. Eles executam prisioneiros de guerra, nos atacam após mostrar a bandeira branca, se escondem em escolas, hospitais e mesquitas, aumentando as baixas civis”, listou Bush, ressaltando que os EUA fazem justamente o oposto. “Estamos tratando os prisioneiros com dignidade. Assim são os nossos marines”, definiu o presidente, que concluiu dizendo que tem “orgulho de liderar um país com americanos tão bravos e decentes”.

Na semana passada o presidente foi à sede do Comando Central dos EUA (Centcom) na base aérea de MacDill, na Flórida (sudeste), para ver as tropas e se reunir com os generais que participam da organização da guerra contra o Iraque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;