Política Titulo
PT vai enfrentar eleição sem Lula
Murilo Murça de Carvalho
Correspondente do Diário do Grande ABC em Brasília
13/07/2004 | 23:19
Compartilhar notícia


O presidente nacional do PT, José Genoino, enterrou nesta terça de vez a esperança de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva suba ao palanque dos candidatos a prefeito nas cidades do Grande ABC. A decisão já havia sido anunciada antes, mas dirigentes políticos locais vislumbravam a chance de conseguir exceções ou pelo menos reabrir o debate em torno do assunto. “O presidente Lula não fará parte da campanha. Isto já está claro. Ele não vai para palanque, para carreata, para caminhada”, disse Genoino.

Lula vai assistir de Brasília à disputa entre o deputado federal Vicente Paulo da Silva e o candidato à reeleição em São Bernardo, William Dib (PSB), apoiado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Genoino concorda que a batalha travada no berço do PT é importante e só perde em simbolismo para aquela protagonizada pela prefeita Marta Suplicy em São Paulo. Mas ele reduz a importância do poder de fogo dos tucanos em São Bernardo. “Ao que me consta, o PSDB está pegando carona, pegando garupa”, afirmou, em alusão à participação do partido como vice na chapa majoritária de Dib.

Na avaliação de Genoino, as investigações do Ministério Público em torno do seqüestro e assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel não teriam potencial para interferir no desempenho do PT. “Em primeiro lugar, a resposta o povo já está dando. Nós estamos bem avaliados, a Prefeitura está bem avaliada e nosso candidato está em primeiro lugar. Nós vamos continuar governando Santo André. O resto é assunto policial, que não merece opinião.”

A cúpula do PT avalia que o partido conseguiu um arco de alianças satisfatório nos sete municípios do Grande ABC, embora não tenha conseguido em todos os municípios reproduzir as alianças que dão suporte ao governo Lula no plano nacional.

DIÁRIO – Como o PT conseguirá reverter a vantagem dos partidos que estão no poder, como em São Caetano e em São Bernardo? Como os petistas esperam manter as cinco prefeituras da região (Santo André, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra)?

JOSÉ GENOINO – O PT está muito bem colocado nas cinco prefeituras que governa e temos chances de continuar governando essas cidades. Em relação a São Bernardo e São Caetano, nós estamos empatados ou em segundo lugar, e a campanha não começou ainda. Vamos fazer uma campanha forte em todo o Grande ABC, regionalizada e entrosada, com a participação dos grandes nomes nacionais do partido. E vamos mostrar a São Bernardo e São Caetano o bom exemplo das cinco cidades que já governamos. Esta é uma região estratégica. O PT tem um modelo de desenvolvimento para o Grande ABC, com uma visão de integração da região, com discurso de desenvolvimento econômico, social e de investimento. Então, vai ser uma campanha muito fácil para entrosar todas as candidaturas do PT.

DIÁRIO – Por que o PT não conseguiu formar no Grande ABC o mesmo arco de alianças que apóia o governo federal?

GENOINO – Isso muda de cidade para cidade. O arco de alianças não se repete automaticamente. Nós temos alianças amplas em algumas, alianças diferentes em outras. Nós fazemos alianças com todos os partidos que apóiam o governo Lula. Numa cidade com uns, noutra com outros. Se tomarmos o Grande ABC como um todo, os partidos que apóiam o governo Lula, nós estamos em aliança. Em alguns, é inviável, pois temos disputas históricas, como é o caso do PTB em Santo André. Em Diadema, temos aliança ampla. Em São Bernardo temos aliança com o PTB. A política de aliança não é mecânica. Mas no Grande ABC como um todo, estamos em aliança.

DIÁRIO – Quanto será gasto no Brasil, em São Paulo e no Grande ABC?

GENOINO – Nós não vamos ter um fundo nacional de campanha. A conta da campanha vai ser definida pelo comitê municipal, pelo diretório municipal e pelas candidaturas. O PT não vai estimar gasto nacional nem tem caixa nacional para campanha nacional.

DIÁRIO – O presidente Lula fará campanha no Grande ABC, especificamente em São Bernardo?

GENOÍNO – O presidente Lula não fará parte da campanha. Isto já está claro. Ele não vai para palanque, para carreata, para caminhada. Os ministros do PT vão como militantes, fora do horário de trabalho e em fins de semana, à noite e sustentados pelo partido.

DIÁRIO – Como o PT vai lidar com a repercussão do caso Celso Daniel? Qual será a postura em Santo André frente às ações do Ministério Público?

GENOINO – Em primeiro lugar, a resposta o povo já está dando. Nós estamos bem avaliados, a Prefeitura está bem avaliada e nosso candidato está em primeiro lugar. Nós vamos continuar governando Santo André. O resto é assunto policial, que não merece opinião.

DIÁRIO – São Bernardo e São Paulo representam no Estado a briga direta entre o PSDB e o PT. Como o PT vai fazer para evitar uma possível vantagem tucana na cidade do presidente?

GENOINO – Ao que me consta, o PSDB está pegando carona, pegando garupa. A garupa lá é com o PSB do Dib, em São Bernardo. A campanha em São Bernardo é prioridade, como no Grande ABC todo, e em São Paulo vamos derrotar o PSDB mais uma vez. Estamos confiantes, temos um bom governo para defender, uma excelente candidata, estamos muito tranqüilos. Temos uma boa aliança, muito forte, e uma militância muito forte, tanto em São Paulo quanto em São Bernardo. Vamos fazer uma das campanhas mais aguerridas de São Paulo e do Grande ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;