Setecidades Titulo Adesão baixa
Cobertura da vacina da gripe é de 41,4% no Grande ABC

Prefeituras disponibilizam imunização para pessoas de grupos prioritários da campanha

Joyce Cunha
Do Diário do Grande ABC
25/05/2022 | 00:02
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Apesar do alerta dos especialistas sobre a elevação de casos de doenças respiratórias neste período do ano, a campanha de vacinação contra a Influenza mantém baixa adesão nos municípios do Grande ABC. De acordo as prefeituras, apenas 41,4% dos moradores que integram os grupos prioritários receberam a dose do imunizante, 323.023 do total de 779.186 pessoas. O levantamento não inclui dados de Diadema e Rio Grande da Serra, que não enviaram informações da campanha.

A imunização começou no dia 27 março no Estado. Fazem parte dos grupos prioritários da vacinação idosos com idade a partir dos 60 anos; trabalhadores da saúde; crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos; gestantes; puérperas; professores; pessoas com deficiência; com comorbidades; povos indígenas; profissionais das forças de segurança; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

O município que registra menor cobertura vacinal é Mauá, com 36,6% de imunizados, do total de 142.396 pessoas. Entre os públicos-alvo com menor adesão está o de pessoas com deficiência. Apenas 211 moradores deste grupo, 1,48% dos 14.292, compareceram às unidades de saúde para receber a vacina.

Santo André imunizou 102.692 moradores, 40,9% do total de 250.910 pessoas dos grupos prioritários. O menor índice de adesão está no grupo de comorbidades, com apenas 9,12% de imunização, do total de 35.910 integrantes.

“As síndromes gripais são sazonais e estamos em um período de transição para o início do inverno, o que favorece o contágio por vírus, sejam as variantes da Influenza ou até mesmo da Covid-19. A constatação do aumento de casos coloca toda nossa saúde pública em alerta e, embora leves, sem necessidade de internação ou registro de óbitos, é fundamental que nossos munícipes dos grupos prioritários, contemplados pela campanha, tomem a vacina contra a Influenza. Assim, aumentaremos o número de imunizados e manteremos a situação sob controle”, destacou o secretário de Saúde de Santo André, José Police Neto.

A meta de imunização estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95% dos grupos prioritários. A Secretaria de Saúde do Estado informa que não há, neste momento, previsão de ampliação dos grupos prioritários.

DOSES DISPONÍVEIS
As secretarias de saúde municipais estão reforçando as orientações e recomendação de vacina aos moradores. Para receber o imunizante, é necessária apresentação de documento de identificação com foto e, preferencialmente, o Cartão SUS (Sistema Único de Saúde). Profissionais, como professores e trabalhadores do transporte ou forças de segurança, precisam apresentar comprovante de atuação.

Em Santo André, as doses da vacina estão disponíveis nas 32 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em São Caetano, além dos postos da Atenção Básica, os moradores podem ser imunizados no Centro Policlínico Gentil Rstom ou no Centro de Especialidades Médicas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 11h30.

Os moradores de São Bernardo devem comparecer a uma das 33 unidades de saúde da cidade. Os diademenses contam com serviço de imunização nas 20 UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Em Mauá, o atendimento acontece das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, com horário ampliado até 20h nas unidades Flórida, Magine e Zaíra 2. Ribeirão Pires realiza a imunização contra a Influenza das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, nas dez UBSs. A unidade central abre aos sábados para a vacinação.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;