Esportes Titulo
Rio busca paz na festa da tocha olímpica
Por
13/06/2004 | 00:50
Compartilhar notícia


O Rio tentará neste domingo esquecer os problemas com a violência e amanhecerá em festa para celebrar a passagem da tocha olímpica pelas ruas da cidade, exaltando os ideais de paz, amor, igualdade e fraternidade. A chama olímpica chega às 6h45 (ESPN Brasil e Sportv) na base aérea do Galeão e a previsão é a de que, às 9h, ela inicie seu trajeto de 49 km, sendo conduzida por 126 pessoas, durante oito horas.

Para seus organizadores no Brasil, a corrida de revezamento da tocha será uma maneira de mostrar aos dirigentes do Comitê Olímpico Internacional (COI) que o país possui excelência na organização de grandes eventos e, por isso, deveria ter prosseguido na disputa pela sede dos Jogos de 2012.

Da base aérea do Galeão, a chama será levada dentro de uma lanterna, de helicóptero, ao gramado do Maracanã, onde 2.004 crianças, autoridades e Pelé, seu primeiro condutor, a aguardam. Uma solenidade no maior estádio do mundo, às 8h30, com o craque acendendo a tocha, precederá o início do revezamento, previsto para as 9h.

Do lado de fora do Maracanã, ao longo dos 49 km, os 126 condutores estarão se posicionando, aguardando sua vez de carregarem o tocha. E, dentre os nomes escolhidos pelos promotores e patrocinadores para o privilégio, estão personalidades esportivas, como o atacante Ronaldo, do Real Madrid, o capitão da seleção, Cafu, o skatista Bob Burnquist, as ginastas Daiane dos Santos e Daniele Hypolito, além o técnico da Seleção Brasileira de vôlei, Bernardinho, e o astro do basquete Oscar Schmidt.

“É um orgulho participar da corrida de revezamento e poder representar o Brasil em mais este evento”, destacou Ronaldo, que a exemplo dos demais carregadores, levará a tocha por cerca de 400 metros.

No trajeto elaborado pelos organizadores dos Jogos Olímpicos de Atenas, responsáveis internacionais pela corrida de revezamento, a tocha percorrerá alguns dos principais pontos turísticos do Rio, como o Pão de Açúcar, as praias da Zona Sul, como Copacabana e Ipanema. Áreas de conflitos entre traficantes, como a Tijuca, Zona Norte, também foram contempladas com a passagem da relíquia.

A previsão é a de que a tocha encerre seu percurso no Aterro do Flamengo, conduzida por Ronaldo, às 16h45. O craque acenderá a pira olímpica e, em seguida, Daiane dos Santos surgirá no palco para acender um último artefato e conduzi-lo para os bastidores, simbolizando sua despedida do Brasil, rumo ao México. A chama deixará o país na segunda.

Para dar ainda mais grandiosidade ao evento, um revezamento musical, com cerca de 30 artistas da MPB, foi programado para começar às 15h. Estarão se apresentando nomes como o ministro da Cultura, Gilberto Gil, Ana Carolina, Fernanda Abreu, Gabriel O Pensador, Ivete Sangalo, Martinho da Vila, Paralamas do Sucesso, Sandy e Junior, Zeca Pagodinho e Zezé Di Camargo e Luciano.

E com o objetivo de assegurar a tranqüilidade da população durante o trajeto e o show, a organização contará com cerca de 13 mil pessoas. Somente para a área de segurança, que terá o apoio de helicópteros, barcos e esquadrão antibomba, foram destacados entre policiais, militares e bombeiros, aproximadamente 2,3 mil pessoas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;