Internacional Titulo
Cardeais iniciam escolha do novo papa nesta 2ª
Do Diário OnLine
Com AFP
17/04/2005 | 13:23
Compartilhar notícia


Começa nesta segunda-feira no Vaticano o conclave, a assembléia dos cardeais na qual será eleito o sucessor do papa João Paulo II. Neste domingo, os 115 cardeais eleitores já se recolheram na Casa Santa Marta, onde ficarão alojados até a escolha do novo chefe da Igreja Católica.

Da Casa Santa Marta, os cardeais irão duas vezes por dia à Capela Sistina para votar, sendo duas vezes pela manhã e outras duas pela tarde.

Antes de dar início às votações, os prelados prestarão um juramento de silêncio. Os agentes do Vaticano já terão neste momento inspecionado todos os espaços do recinto para garantir que não há microfones escondidos ou qualquer outro sistema que permita a comunicação com o exterior.

A duração do conclave é objeto de um intenso debate entre os especialistas, mas a maioria concorda que não será rápido demais, para não dar a impressão de que tudo já estava planejado, nem demorado demais, para que não pareça que existem divisões.

Quando um candidato obtiver os dois terços dos votos necessários para ser eleito, uma fumaça branca será expelida para anunciar que o novo papa foi escolhido. O pontífice, então, aparecerá no balcão central da Basílica de São Pedro.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;