Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Qual é a comida mais saudável do mundo?

Não é possível ingerir apenas um alimento que tenha todos os nutrientes necessários, mas, sim, optar pelo equilíbrio na hora de montar o prato

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
10/10/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Divulgação


Dê uma olhada nos produtos do supermercado. Do açougue. Da feira. Da padaria. Existem centenas de opções de alimentos. É difícil dizer qual o mais saudável. Afinal, o corpo precisa de série variada de nutrientes, como proteína, carboidrato e legumes ou verduras. Não é possível encontrar tudo isso em um único item.

Por isso é preciso ter alimentação equilibrada, ingerindo quantidades moderadas dos muitos tipos de comida. É essa variedade que garante a ingestão de todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde.

Mas, afinal, como garantir a alimentação saudável? O Guia Alimentar para a População Brasileira, editado em 2014, traz respostas. O primeiro passo é dar preferência para o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados, ou seja, aqueles que se aproximam mais do que é oferecido pela natureza, livres de açúcar, gordura, aditivos e conservantes.

Esses alimentos geralmente só passam pelo processo de limpeza, moagem, cortes e seleção. São frutas, verduras, legumes, grãos, carnes resfriadas e congeladas, ovos, farinhas como a de trigo, milho, mandioca e leite pasteurizado.

É possível que uma ou outra opção, diante de tantas, não agrade tanto o paladar. Mas é importante comer mesmo assim, porque a variedade ajuda a preservar a saúde.

Além do que comer, existem jeitos de preparar e degustar os alimentos que tornam a experiência mais gostosa. Peça para participar do preparo das refeições. Trata-se de ponto importante para estimular a vontade de provar coisas novas.

Há várias maneiras de preparar os alimentos. Mais doces, mais salgados, cozidos, assados. Às vezes, quem não tolera cenoura cozida, gosta dela ralada, servida como salada. 

O importante é usar a criatividade! A alimentação é fundamental para auxiliar no crescimento, desenvolvimento, concentração e prevenção de doenças, como a obesidade, a hipertensão e a diabetes. É preciso comer certo desde a infância.

Consultoria de Renata Boaventura, coordenadora de Nutrição da Faculdade Estácio de Interlagos

Em 16 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Alimentação, que teve início em 1981. É atualmente comemorado em mais de 150 países como forma de conscientização




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;