Memória Titulo
Bairro São José, o futebol e um enigma

Bairro São José, São Caetano. Também aqui o futebol tem importância histórica

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
13/07/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Bairro São José, São Caetano. Também aqui o futebol tem importância histórica. O bairro teve vários times. Alguns deles foram relatados em nosso livro sobre os bairros de São Caetano: Cerâmica Tupan, São José, Flamenguinho, Vila Lucila ou Lucinda (atrás do cemitério da Cerâmica), Ponte Preta, Ameriquinha, Torino.

Onde está o Estádio Natale Cavalheiro existiam três campos de futebol. O Canto do Rio, time de São Paulo, vivia em função da efervescência do futebol da Vila São José. A Congregação Mariana também tinha time.

O Centro Esportivo Vila São José, fundado em 1973, nasceu da fusão de vários times locais, por estímulo da Prefeitura.

O que queremos: identificar a foto que abre a página de hoje. Anos 1940, 1950. Quem pode colaborar com o projeto Memória?

SARAU POÉTICO
Quem gosta de poesia e literatura tem um bom programa hoje. Às 15h a Biblioteca Nair Lacerda, de Santo André, ao lado do Paço Municipal, realiza um novo encontro com escritores do Grande ABC. Trata-se do "Sarau Poético", cujo tema desta terça-feira será "Lembranças de férias e comemorações do mês". Todos estão convidados.

SÃO CAETANO
Semana passada foi realizado encontro do gênero em São Caetano, também por iniciativa da biblioteca pública, a Paul Harris. E foi um sucesso, com discussões sobre correntes literárias, concursos, troca de experiências, declamações e leitura de textos.

No caso das duas bibliotecas, e dos dois projetos, de São Caetano e Santo André, incentiva-se e estimula-se a produção de obras de autores do Grande ABC. Em São Caetano, são mantidos contatos com escritores consagrados.

Esses encontros fazem lembrar os promovidos pelo Gipem - Grupo Independente de Pesquisadores da Memória, nos anos 1980 e 1990. Uma grande vibração e vontade de construir a memória do Grande ABC. Os escritores são agora a bola da vez. Além do que, os escritores são pesquisadores da Memória também. Quem sabe possa se realizar, este ano ainda, um grande encontro reunindo as Bibliotecas Nair Lacerda e Paul Harris. Fica a sugestão.

REGISTRO FOTOGRÁFICO
São Caetano, por iniciativa da bibliotecária Ana Maria Guimarães Rocha, presidente da Academia Popular de Letras, tem enviado fotos dos encontros. Publicamos à medida do possível, como fazemos hoje. Divulgam-se e perpetuam-se os esforços de todos esses idealistas.

Olá gente andreense do Sarau Poético de hoje: façam uma foto do grupo reunido. Memória garante a publicação. E sucesso a todos.

FUTEBOL & ARTE
Cartunista Juarez (ex-DIÁRIO) lança amanhã nova edição do seu livro "Mascotes do Futebol". A noite de autógrafos será das 18h30 às 21h30 na Livraria da Vila: Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, em São Paulo.

Na quinta-feira (15), a noite de autógrafos do Juarez será em São Bernardo: Associação dos Funcionários Públicos, à Rua 28 de Outubro, no Centro, das 20h às 23h.

Painéis com os mascotes do futebol desenhados por Juarez podem ser vistos em vários locais de São Paulo: Correios, no prédio histórico do Anhangabaú (até 16 de julho); estação Sacomã do Metrô (até 30 de julho); estação República do Metrô (de 10 a 30 de agosto).

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 13 de julho de 1980

Manchete - Em Roma, papa João Paulo II diz ser um missionário do amor

MUNICÍPIO PAULISTA
Cananéia. Criado em 13 de Julho de 1600.

HOJE
Dia do Engenheiro de Saneamento. Dia do Cantor. Dia Mundial do Rock

SANTOS DO DIA
Angelina de Marsciano, Henrique I e Joel.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;