Setecidades Titulo
Idosos enfrentam filas para fazer check-up da visão
Luciele Velluto
Especial para o Diário
09/10/2005 | 08:23
Compartilhar notícia


Filas com mais de mil pessoas se formaram na manhã deste sábado em postos da região que receberam interessados no mutirão de oftalmologia organizado pela FMABC (Faculdade de Medicina da Fundação ABC). Em São Bernardo, cerca de 1,2 mil pessoas aguardavam atendimento por volta das 10h na Clínica Municipal de Especialidades I e nos quarteirões em volta, na rua Armando Ítalo Setti. A expectativa era atender um total de 2 mil pacientes no posto.

Os organizadores estimavam que mais de 5 mil pessoas acima de 50 anos compareceriam, até o final da tarde, nos postos das sete cidades para a triagem. No Centro de Especialidades de Santo André, na avenida Ramiro Colleoni, aproximadamente 100 pessoas ainda esperavam para fora do posto por volta do meio-dia. O pré-atendimento seria feito apenas sábado, até as 17h. O programa prevê atendimento gratuito para diagnóstico de problemas oculares e posterior intervenção cirúrgica, nos casos indicados.

Muitos interessados chegaram aos locais do projeto antes das 8h da manhã, horário oficial de início das atividades. Idosos abordados pela reportagem em São Bernardo relataram que esperaram cerca de quatro horas pelo atendimento, mas a maioria não reclamou da fila, que dobrava o quarteirão num dia que começou com sol forte.

Bom humor – Para amenizar o calor, os pacientes usavam o que tinham – sombrinhas, lenços, bolsas e muita água vendida pelos ambulantes. Apesar do inconveniente, a maioria resistiu com paciência e bom humor à espera pela consulta gratuita. “Não esperava essa fila, mas devagar a gente anda. Pelo menos coloco o papo em dia com os amigos”, disse a dona-de-casa Jardelina Santos Schoeder, de 68 anos, que esperava no final da fila do posto de São Bernardo.

Para driblar o cansaço, algumas pessoas se revezavam na fila com acompanhantes. “Vim com a minha esposa, mas ela foi se sentar enquanto eu fico na fila.Também não sabia que era tanta gente,, mesmo assim, vamos ver se temos algum problema”, contou João Pereira Costa, pedreiro de 56 anos, que chegou ao local às 7h30 e às 11h ainda estava na porta do posto.

Instituto – Os pacientes que apresentaram algum problema ocular saíram da consulta com data e hora marcadas para serem tratados no Instituto de Olhos da Faculdade de Medicina da Fundação ABC. O mutirão é organizado desde 1994 e faz parte do Projeto ABC Glaucoma, Catarata e Retinopatia Diabética, que busca prevenir, detectar e tratar esses problemas, beneficiando especialmente a população de baixa renda. Cerca de 200 profissionais – voluntários da divisão Oftalmologia da FMABC – trabalharam nos postos neste sábado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;