Internacional Titulo
Estudantes que mataram colegas sabiam enganar, diz juiz
Do Diário do Grande ABC
27/04/1999 | 12:10
Compartilhar notícia


A personalidade de Eric Harris e Dylan Klebold poderia ter sido detectada antes, garante nesta terça uma matéria da CNN. Os adolescentes, que mataram na semana passada 13 pessoas na escola Columbine, em Denver, se matando em seguida, já haviam sido interrogados por um juiz de Colorado pelo roubo de um carro.

Eric e Dylan e seus pais estiveram frente-a-frente o juiz Jack DeVita, em audiências separadas que duraram aproximadamente cinco minutos.

O juiz ouviu novamente as fitas das audiências, para ver se ele deixou passar alguma evidência de que haveria uma tagédia.

As vozes aparentemente arrependidas que Jack DeVita ouviu na corte em 1998 eram realmente as dos homens loucos que acabaram matando seus colegas.

Eric - O primeiro a ser interrogado pelo juiz foi Eric Harris.
"Que escola você freqüenta?", pergunta o juiz a Eric.
"Columbine".
"Em que série você está?"
"No último ano."
"Esta foi a primeira vez que você fez uma coisa dessas, nao é mesmo?"
"Sim, senhor"
"Por que eu nao acredito nisso?", pergunta o juiz.
Dylan
"Que notas vocês costumam tirar na escola?", pergunta o juiz a Dylan Klebold.
"Entre C e B menos".

Pai - Falando à corte um pouco depois, o pai de Dylan fala: "essa foi uma experiência bastante traumática, eu acho. Provavelmente foi bom que ele tenha sido pego na primeira vez. Até onde eu sei, esta foi a primeira vez".

"Ele te contaria se houvesse outra vez?", pergunta o juiz DeVita.
"Acredito que sim", respondeu o pai de Dylan.
"Quer dizer entao que vocês têm um bom relacionamento?"
"Sim", responde Thomas Klebold.

Serviços - Ao mesmo tempo em que planejavam o ataque à escola Columbine, os adolescentes terminavam de cumprir 45 horas de serviços comunitários, recebiam aconselhamento e escreveram um pedido de desculpas para o dono da van que roubaram. Eric ainda recebeu aconselhamento especial por ser violento.

Há menos de três meses, o oficial encarregado deles recomendou que eles pudessem terminar o programa antes devido aos bons resultados apresentados.

Dylan é "suficientemente inteligente para fazer qualquer sonho se tornar realidade", escreveu o oficial. Eric aproveitou o aconselhamento e "é um jovem brilhante que terá muito sucesso na sua vida".

Agora o oficial de Justiça se sente péssimo, segundo seu chefe. "Ele está se culpando".

Já o juiz DeVita descreve Eric e Dylan como "capazes de enganar todo mundo". "Podemos nunca achar respostas. Será um buraco negro nos nossos coraçoes para sempre".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;