Cultura & Lazer Titulo
Devoçao a Maria Rita marca a volta de Roberto Carlos
Gislaine Gutierre
Enviada a Recife
12/11/2000 | 19:00
Compartilhar notícia


Por amor a Maria Rita, sua falecida esposa, e por sua fé em Deus, Roberto Carlos está reassumindo seu trono. Sábado, ele anunciou em entrevista coletiva em Recife um pacote de novidades que inclui o lançamento de um CD com músicas inéditas no próximo dia 25; a criaçao de uma home-page sua e a realizaçao do tradicional especial de fim de ano na Rede Globo. Na mesma noite, iniciou uma turnê pelo nordeste, arrastando uma verdadeira multidao a um ginásio na capital.

Tantas atividades, porém, nao significam que ele tenha voltado ao que era antes. Roberto Carlos é hoje um homem visivelmente - e assumidamente - triste, que ainda nao superou a perda de sua mulher, ocorrida há pouco menos de um ano. "Tenho tristeza, saudade, tenho chorado muito, mas nao estou depressivo", disse, argumentando que a pessoa depressiva fica prostrada, o que nao é seu caso. "Nao estou preparado para retomar o trabalho, meu emocional está mexido e ainda preciso de força para ficar bem".

"O que me leva a seguir em frente e saber que tenho uma missao a cumprir, e quero fazê-la direito", explica. "Acho, também que estou fazendo exatamente aquilo que a Maria Rita quer que eu faça". Essa forte presença da religiao fez despertar boatos de que o rei estaria deixando a música para vestir a batina. Mas ele desmentiu: "Isso nao tem procedência nenhuma, pode ser que em algum momento eu tenha pensado em ser padre, mas eu nunca falei pra ninguém. Nao sei como souberam", disse, exibindo um dos poucos sorrisos da entrevista.

Com a mesma força da religiao, Maria Rita está presente em sua vida. Em quase todas as suas citaçoes, Roberto Carlos acrescenta o nome dela. Nao à toa, no refrao de sua nova música Amor sem Limite, ele canta: "vivo por ela/ninguém duvida/porque ela é tudo na minha vida".

Amor sem Limite, aliás, é o nome de seu novo CD, que chega às lojas no dia 25 com um milhao de cópias vendidas, que agora se somam os cerca de 70 milhoes de CDs vendidos em seus mais de 40 anos de carreira. "Esse disco é, sem dúvida, uma declaraçao de amor, de ponta a ponta, a Maria Rita", diz.

No repertório, estarao músicas que ele compôs sozinho, mergulhado em sua dor e solidao, e nas quais exclui a rima fácil para dar lugar à mais fiel possível expressao de seus sentimentos.

Roberto Carlos garante que esse nao será um disco triste, embora seja difícil crer. "Quis fazer um disco de amor, que evite falar em coisas tristes, e eu tenho certeza que a Maria Rita nao quer que eu fale em dor", "Ele pode ter tristeza nas entrelinhas, mas as frases de amor estao sempre presentes".

Fora o disco, Roberto Carlos também está lançando sua página na Internet, que deve entrar na rede na primeira quinzena de dezembro, com o endereço www.robertocarlos.art.br vinculado ao globo.com. Na home-page, o público encontrará tudo: desde fotos e história de sua carreira, até trechos de músicas, agenda de shows e loja virtual.

Outro projeto - este para 2001 - é o lançamento de um CD com músicas sertanejas de autoria de outros compositores e outras do próprio Roberto Carlos, que foram regravadas com ritmo sertanejo. No ano que vem, o rei também pretende lançar uma biografia, a ser escrita pelo jornalista Okky de Souza.

Quanto aos shows, o cantor nao descarta a possibilidade de vir a Sao Paulo e ir ao Rio de Janeiro. Por enquanto, porém, prefere girar pelo nordeste a partir de Recife. "Meu primeiro show fora do Rio, no início da minha carreira, foi em Recife".

Mas nem todos esses compromissos amortecem a dor do momento. "Minha vida é difícil porque eu tenho de enfrentar tudo isso...", diz, depois fazendo uma pausa dando um longo suspiro "... sem a presença física da pessoa que eu amo", "Aprendi que a medida certa do amor é o amor sem limites", diz, logo depois desabando em choro.

Ainda com a voz embargada, Roberto Carlos deu sua última mensagem. "Agradeço a todas as manifestaçoes de carinho (...). Obrigado pelo colo, carinho e pela força que me ajudou".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;