Internacional Titulo
OLP definirá data para proclamaçao de um Estado palestino
Por Do Diário do Grande ABC
13/04/1999 | 13:12
Compartilhar notícia


Dirigentes da Organizaçao de Libertaçao Palestina (OLP) se reunirao no próximo dia 27 em Gaza para decidir sobre a data de proclamaçao de um Estado palestino, inicialmente prevista para 4 de maio, confirmou esta terça-feira um representante da organizaçao.

"Decidimos reunir o Conselho central (da OLP) no dia 27 de abril, nas instalaçoes da presidência em Gaza", declarou aos jornalistas Salim Zaanun, presidente do Conselho central.

O Conselho central, que conta com 124 membros, é o órgao mais importante da OLP depois do Conselho nacional, com 650 membros, e do qual Zaanun é também presidente. Segundo Zaanun, o Conselho central se pronunciará sobre a possibilidade de proclamar um Estado palestino no dia 4 de maio, quando expiram os cinco anos de autonomia provisória prevista pelos acordos de Oslo.

As pressoes internacionais se intensificaram nestas últimas semanas sobre o presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat, para que adie a declaraçao da independência. Uma declaraçao unilateral de independência poderia provocar uma reaçao violenta de parte de Israel e favorecer a reeleiçao do primeiro-ministro conservador Benjamin Netanyahu na eleiçao de 17 de maio em Israel, segundoi analistas políticos.

Arafat declarou nesta terça-feira que confirmou o apoio internacional à causa palestina durante sua última viagem por treze capitais. "Eles (os dirigentes mundiais) nos apóiam e nos apoiarao qualquer que seja a decisao que tomemos", afirmou Arafat ante os jornalistas, em sua volta à Gaza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;