Internacional Titulo
Alemanha pede perdao a Israel por Holocausto
Por Do Diário do Grande ABC
16/02/2000 | 12:10
Compartilhar notícia


Pela primeira vez desde a fundaçao do Estado de Israel o presidente da Alemanha, Johannes Rau, discursou no Parlamento israelense em alemao, fato que gerou controvérsia junto à classe política do país. Rau pediu perdao devido ao genocídio de judeus pelos nazistas. ``Peço perdao pelo que os alemaes fizeram, para mim e para minha geraçao, para nossos filhos e os filhos de nossos filhos'.

Os parlamentares israelenses demonstraram pouca emoçao durante o discurso de Rau, aplaudiram o final da sessao e se puseram de pé apenas em sinal de respeito, quando o presidente deixou o recinto.

Vários parlamentares,no entanto,em sinal de protesto, nao assistiram ao encontro. Entre eles está Danny Naveh, do partido de oposiçao Likud, cujos pais sobreviveram ao genocídio nazista.

O presidente do Parlamento Avraham Burg, cujo pai fugiu de Berlim em 1939, entre outros, esclareceram que ficaram impressionados ao ouvir a língua alema no Knesset (Parlamento unicameral israelense), apesar de Burg ter declarado inicialmente que ``o importante nao é o idioma utilizado e sim a pessoa que o utiliza (...) e Rau é o melhor amigo de Israel na Alemanha', numa tentativa de acalmar os ânimos na abertura da sessao.

O presidente alemao ainda assegurou que jamais permitirao "que a xenofobia, o racismo e o nacionalismo se instalem de novo na Europa", referindo-se à entrada da extrema-direita no governo de coalizao com os conservadores na Austria, a qual nao nomeou diretamente. A Europa nao permitirá que ``um de seus membros coloque em dúvida sua natureza de comunidade de valores baseada nos princípios de liberdade, democracia, respeito aos direitos humanos e das liberdades fundamentais e o conceito de Estado de direito'.

O ex-presidente do Parlamento Shevah Weiss, que acompanhou Rau em uma visita ao local de recordaçao Yad Vashem, construído em memória das vítimas das matanças nazistas, contou que a primeira palavra alema que ouviu em sua vida foi 'achtung`` (atençao), quando as tropas alemaes saquearam os judeus no gueto de Varsóvia. 'Era a língua do diabo e também dos intelectuais``, disse Weiss, para quem os legisladores nao deveriam boicotar Rau.

Cerca seis milhoes de judeus foram massacrados na Europa pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, uma tragédia que deu origem diretamente a criaçao do Estado de Israel, em 1948.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;