Memória Titulo
Rua Capitão José Gallo, ontem e hoje...

Ribeirão Pires constrói Memória. E o exemplo é a produção de hoje

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/04/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Ribeirão Pires constrói Memória. E o exemplo é a produção de hoje. Junto a Semi Eid, Cordeiro encontrou esta foto da Rua Capitão José Gallo, em 1952. A foto foi devidamente identificada. Na sequência, Cordeiro procurou buscar o mesmo ângulo da foto antiga nos dias atuais, e fez a imagem número 2. Por fim, via Ademar Bertoldo, encaminhou o trabalho à Memória, sem se esquecer de sugerir o título, prontamente adotado por nós. Viva a memória espontânea de Ribeirão Pires, que tem história, que tem memória.

legenda da foto: 1952: com Semi Eid (o primeiro à esquerda), Norma Prisco (mulher do prefeito Valdírio Prisco), Margarida Guefe e Salin Sabag; o cavalo era chamado de ‘Picuíra'; a casa aos fundos pertencia à família Menato

PASSEATA DO SILÊNCIO

Turba enfurecida
Texto: João da Costa Faria, por e-mail
 

Em 1961, quando da Passeata do Silêncio, em São Caetano, um de meus colegas de Direito da PUC (Pontifícia Universidade Católica) era filho de um delegado de polícia do Dops. Avisou-me: "Meu pai mandou adverti-lo e a seus colegas estudantis que ninguém consegue segurar uma turba enfurecida".

Era verdade. Fizemos um cerco em volta do caixão que foi o símbolo do ‘pacífico enterro dos vereadores'. Fomos empurrados, até agredidos e o povo não parou até conseguir incendiá-lo. Vi, também, quem atirou a primeira pedra nos vidros do Edifício Vitória, onde estava instalada a Câmara Municipal. O autor da ‘façanha' já não era estudante e, infelizmente, como faleceu, vou preservar sua memória.

Maioridade andreense 

Instalado em 18 de abril de 1911, o Cartório do 1° Registro Civil de Santo André teve como primeiro nascimento registrado uma Cerchiari, Amélia Alzira. Graças à gentileza do oficial Marco Antonio Bortz, titular do Cartório, iniciamos nesta semana a pesquisa dos livros centenários da instituição.

Dr. Marco Antonio é um verdadeiro historiador. Curte o que faz e preparou um livreto com a história do 1° Registro Civil de Santo André. O Cartório exibe também uma bela exposição comemorativa, feita em parceria com o Museu Dr. Octaviano Gaiarsa. Passem no cartório. Recebam o folheto. E visitem a exposição. Endereço: Rua Senador Flaquer, 628. 

O PRIMEIRO NASCIMENTO

Amélia Alzira Cerchiari

Data: 17-4-1911

Registro: 19-4-1911

Pais: Theodoro Cerchiari e Regina Polesi, naturais da Itália e casados em São Bernardo

Avós paternos: Mauro e Perfeta Cerchiari

Avós maternos: Sebastiano e Lugia Polesi

Escrevente juramentado: Benedito Firmo de Lima

Escrivão: Francisco Antonio Pereira Borges Junior

Nota - Dona Amélia faleceu em 19-7-2002, em São Bernardo, aos 91 anos.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS 

Por causa do feriado da véspera, o Diário não circulou em 22-4-1981. Notícias do dia 21:

Política - Só Constituinte resolve, garantem oposicionistas. Diário ouve os deputados federais Audálio Dantas e Odacyr Klein, ambos do PMDB, e Olavo Setúbal, ex-prefeito de São Paulo e presidente regional do Partido Popular.

Indústria - Aços Villares, de São Caetano, investe em equipamentos antipoluição.

Feriadão - Ida ao Litoral fica abaixo das previsões.

Polícia - Colisão entre Volks e ônibus causa morte na Rua dos Alpes, Parque das Nações.

EM 22 DE ABRIL DE... 

1976 - Enio Roberto Fernandes assume Secretaria de Serviços Urbanos de São Bernardo, em substituição ao vereador Rui Ferreira Iacoponi.

Trabalhadores

Nascem em 22 de abril:

1922 - Benedito Nery S. Filho, de Minas Gerais. Torneiro-mecânico da Eletrocloro, admitido em 1957. Residia na Vila Elclor.

1925 - Brasiliano L. dos Santos, de Alagoas. Ajudante de fabricação da Eltrocloro, admitido em 3-6-1957. Residia na Vila Nova Fortuna, em Ribeirão Pires.

Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

MUNICÍPIO PAULISTA 

Itanhaem - Em 1532 Martim Afonso de Souza desembarca no local. O 22 de abril como aniversário da cidade é instituído em 1956, por decreto estadual e aprovação da Câmara Municipal.

HOJE 

Dia do Descobrimento (oficial) do Brasil, Dia Internacional da Terra, Dia da Comunidade Luso-Brasileira e Dia da Aviação de Caça.

SANTOS DO DIA 

Bartolomeu de Cervere, Caio, Miles, Sotero e Teodoro.

São Caio era iugoslavo e foi papa no século 3, entre os anos 283 e 296.

Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br .

FALECIMENTOS 

SANTO ANDRÉ

Francisco da Silva Pina, 95. Natural de Piatã (BA). Ontem. Cemitério Curuçá.

Tamoco Oda, 84. Natural de Cafelândia (SP). Ontem. Cemitério de Congonhas, Capital.

Heleni Lambalot, 80. Natural da França. Anteontem. Crematório de Vila Alpina, Capital.

Oreste Crivelaro, 77. Natural de Itirapina (SP). Ontem. Cemitério da Saudade, em Vila Assunção.

Osvaldo dos Santos, 77. Natural de Monte Azul Paulista (SP). Anteontem. Cemitério Curuçá.

Claudinete Aparecida dos Santos, 64. Natural de Votuporanga (SP). Anteontem. Cemitério de Vila Pires.

Mario Cauner Fontinhas, 52. Natural de São Paulo (SP). Anteontem. Cemitério do Araçá, Capital.

SÃO BERNARDO

Verônica Raab, 91. Natural de Alemanha. Ontem, em Santo André. Cemitério Jardim da Colina.

José Galindo, 61. Natural de São Caetano, nascido em 29-9-1949, filho de Raphael Galindo e Regina Camacho. Era feirante antigo em São Caetano. Dia 19. Cemitério Jardim da Colina.

Paulina Caldeira de Arruda, 61. Natural de Rolândia (PR). Dia 19. Cemitério dos Casa.

Marlene Catharina Denadai, 73. Natural de Limeira (SP). Dia 19. Crematório de Vila Alpina, Capital.

Eunice Aparecida de Araújo Oliveira, 72. Natural de Águas Belas (AL). Dia 19. Cemitério dos Casa. 

DIADEMA

Antonio Ferreira de Melo, 56. Natural de Rinópolis (SP). Dia 19. Cemitério Vale da Paz.

PADRE ANTONIO CERVINI
(Itália 1918 - Jundiaí 20-4-2011)
 

Padre Toninho marcou época na Igreja do Grande ABC, em especial na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, a Matriz de São Bernardo. Aqui atuou várias vezes, a partir da década de 1940. E muitos paroquianos, em especial os da velha guarda, guardam lembranças suas e fotos de atos litúrgicos: o casamento, a primeira comunhão, o batizado.

"Ele era um sábio e gostava de conversar sobre a vida eterna", conta o contabilista e funcionário público aposentado Antonio Rosa.

Carlista, padre Toninho atuou também fora do Grande ABC. Esteve no Litoral e, ultimamente, na colônia religiosa de Jundiaí. Mas há muito escolhera São Bernardo como a sua cidade.

Padre Antoninho era filho de Agostino Cervini e Cacella Margherita. Partiu aos 92 anos. Foi sepultado ontem no jazigo 125 do setor das irmandades do Cemitério de Vila Euclides, em São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;