Setecidades Titulo
200 fazem apitaço no Terminal Sacomã
Por Bruno Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
23/03/2007 | 07:00
Compartilhar notícia


Usuários das 29 linhas intermunicipais do Grande ABC que tiveram os itinerários alterados para o Terminal Sacomã do Expresso Tiradentes, na Capital, fizeram no fim da tarde de quinta-feira um apitaço para protestar contra as mudanças. O protesto durou duas horas.

No auge da manifestação, pelo menos 200 pessoas tomaram as plataformas intermunicipais do terminal. A maioria com nariz de palhaço. Nos momentos em que os manifestantes tentaram impedir a saída de ônibus do terminal, houve tumulto e troca de empurrões entre os usuários e as equipes de segurança. A Avenida Bom Pastor, ao lado do terminal, chegou a ser bloqueada por alguns minutos pelo grupo, que reivindica a volta dos itinerários antigos.

“Queremos nossas linhas de volta. A integração com o terminal deveria ser uma opção, não uma imposição”, disse o assistente administrativo Marcus Arantes, 21 anos. Os usuários dizem ainda que com a baldeação, os trajetos estão mais demorados.

Não havia no local nenhum funcionário da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), responsável pelas linhas intermunicipais, para comentar o protesto.

A manifestação foi divulgada boca-a-boca entre os passageiros. Alguns usuários insatisfeitos que não sabiam do protesto aderiram ao movimento ao chegarem no terminal. “Filha, vou atrasar um pouco. Estão protestando contra a integração”, dizia no celular – de salto alto, tailleur e nariz de palhaço – a encarrega de Compras Lucia Colatrello, 38 anos.

Sem conseguir parar os ônibus, os manifestantes tentaram sair da plataforma e protestar na rua. Mas foram impedidos pelos seguranças. Quem descia dos ônibus para fazer a baldeação acabou prejudicado, por conta da dificuldade em sair da plataforma.

Depois de uma hora e meia de protesto, a manifestação perdeu força. Os cerca de 30 manifestantes restantes ainda saíram do terminal do Sacomã e protestaram na rua ao lado. O trânsito na região ficou complicado, mas não chegou a formar congestionamento.

Os usuários insatisfeitos prometem para a próxima quinta-feira um protesto em maior escala. Segundo eles, a partir de agora, farão protestos todas as quintas, até que a EMTU reveja as mudanças.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;