Internacional Titulo
Bin Laden diz a jornal que tem armas nucleares
Fernão Silveira
Do Diário OnLine
10/11/2001 | 19:03
Compartilhar notícia


O milionário islâmico Osama Bin Laden afirmou ao jornal paquistanês Dawn que possui armas atômicas e está pronto para usá-las. "Quero dizer que, se a América utilizar armas nucleares ou químicas contra nós, vamos responder com armas químicas e nucleares", avisou Bin Laden, em entrevista divulgada neste sábado pelo Dawn. "Nós temos armas químicas e nucleares", afirmou o acusado pelos atentados de 11 de setembro contra os Estados Unidos. O governo americano diz levar a ameaça a sério.

O alerta para a possibilidade de Bin Laden possuir armas nucleares já foi feito por outro órgão de imprensa. O jornal croata Slodna Dalmacija divulgou uma entrevista em que o príncipe Mustafá Zaher, neto do ex-rei afegão (deposto pelo Talibã) Zahir Shah, afirma que os membros da Al Qaeda (grupo terrorista de Osama Bin Laden) fabricam uma bomba atômica no país. "Neste mesmo instante em que estamos falando, os homens de Bin Laden estão transportando plutônio ilegalmente para o Afeganistão", disse o príncipe ao jornal.

Friedrich Steinhaeusler, perito em controle de armamentos da universidade de Stanford (Estados Unidos), afirmou ao canal estatal de TV da Alemanha ARD, em uma edição do programa "Report Mainz", que Al Qaeda tentou diversas vezes adquirir material para armas nucleares com mercenários estrangeiros. Os fornecedores de Bin Laden seriam de países da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Quando perguntado pelo Dawn sobre o fornecedor do material nuclear, Osama Bin Laden respondeu: "passemos à próxima pergunta".

Especialistas no assunto dizem que Osama Bin Laden poderia não exatamente produzir bombas nucleares, mas desenvolver as chamadas "bombas sujas" (materiais nucleares misturados a explosivos, para facilitar a irradiação dos produtos nocivos). E ele teria até alguma facilidade nisso, comprando matérias-primas (especialmente urânio e plutônio enriquecidos) com as ex-repúblicas soviéticas.

O governo americano manifestou neste sábado sua preocupação com a possibilidade de Osama Bin Laden ter mesmo armas nucleares. "Ele diz há tempos que quer adquirir armas de destruição em massa. Nós não temos outra opção a não ser levá-lo (Bin Laden) a sério", disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA Sean McCormack.

"Esses mesmo terroristas estão atrás de armas de destruição em massa, as ferramentas para transformar o ódio deles em holocausto. Pode-se esperar que eles usem armas químicas, nucleares e biológicas no momento em que eles forem capazes de fazê-lo", discursou neste sábado o presidente George W. Bush, na Assembléia Geral da ONU.

Direito de defesa - Osama Bin Laden comentou que os EUA iniciaram os ataques ao Afeganistão sem provas substanciais de seu envolvimento nos atentados e pediu para que o povo americano se levante contra a ofensiva.

"Rogo ao povo americano que force seu governo a renunciar à sua política antimuçulmana. O povo americano se levantou contra a guerra do Vietnã e deve fazer o mesmo hoje. O povo americano tem que pôr fim às matanças de muçulmanos por seu governo", afirmou.

O milionário saudita disse não ter nada contra o povo americano e alegou que a 'jihad' (guerra santa muçulmana) atual é meramente "defensiva".

"Nossa missão reside em propagar a palavra de Deus, não em massacrar pessoas, mas também somos alvo de assassinatos, de destruição e atrocidades", alegou.

De olhos bem fechados - O Dawn é o mais antigo jornal de língua inglesa do Paquistão e um dos meios de comunicação mais respeitados do país. A entrevista foi conduzida pelo jornalista Hamid Mir, que está escrevendo um livro sobre o líder da Al Qaeda.

Mir disse que a entrevista ocorreu na última quarta-feira. O jornalista contou que foi colocado em um jipe e, com os olhos vendados, foi levado a um paradeiro desconhecido, provavelmente na capital Kabul. Ao lado de Osama Bin Laden estava Ayman al-Zawahiri, médico egípicio considerado o 'número dois' da Al Qaeda.

O jornalista descreveu que o local em que estava Bin Laden era bastante frio e que barulhos de tiros podiam ser ouvidos perfeitamente.

O Dawn exibe duas fotos tiradas durante a entrevista. Na primeira delas, Mir aparece ao lado de Bin Laden. Na outra, Laden está sentado junto ao colega da Al Qaeda. Em ambas as fotografias, o milionário saudita aparece com uma metralhadora AK-47.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;