Internacional Titulo
Irã pode produzir centrífugas em escala industrial, diz conselheiro
Por Da AFP
02/05/2007 | 08:21
Compartilhar notícia


O conselheiro do guia supremo para os assuntos internacionais, Ali Akbar Velayati, afirmou nesta quarta-feira que o Irã adquiriu a tecnologia para a produção industrial de centrífugas destinadas ao enriquecimento de urânio.

"Hoje podemos produzir industrialmente centrífugas, quando antes tínhamos dificuldades para fabricar apenas uma", declarou Velayati. "Os ocidentais reconheceram que fabricamos 1,3 mil centrífugas, instaladas na usina de enriquecimento de Natanz", acrescentou.

A capacidade da república islâmica para produzir centrífugas em escala industrial, no entanto, permanece em dúvidas, segundo a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica). O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) exigiu a suspensão de todas as atividades vinculadas ao enriquecimento, sobretudo a fabricação de centrífugas, e impôs sanções contra Teerã pela recusa em atender esta exigência.

Velayati voltou a repetir que o Irã não cederá às pressões da comunidade internacional a este respeito.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;